"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Dia dos Avós

Uma oportunidade para lembrar e valorizar as relações dos netos com os avós e, ainda, o conhecimento e experiência dos mais velhos. 26 de julho é conhecido como o Dia dos Avós. A data faz referência à celebração de Santa Ana e São Joaquim, avós maternos de Jesus. Desde 2021, a Igreja Católica passou a comemorar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no domingo próximo aos festejos dos santos, para reunir as famílias. A grande defensora desse dia foi uma avó portuguesa chamada Dona Aninhas de Penafiel. Ela acreditava que o conhecimento dos avós e a relação deles com os netos deveriam ser valorizados. Para isso, fez contatos com autoridades e mobilizou a sociedade para que fosse criada uma data especial em Portugal. Em 2003, os esforços de Dona Aninhas fizeram com que a Assembleia da República adotasse o 26 de julho, dia de São Joaquim e Santa Ana, como Dia Nacional dos Avós no país. A data ficou popular no Brasil e em outros países do mundo.
Em 2021, o Papa Francisco determinou que o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos deveria ser comemorado sempre no quarto domingo do mês de julho na Igreja Católica. Na época, o pontífice afirmou em carta que aquele ano era especial devido ao isolamento para prevenção da Covid e retomada lenta da vida normal. O líder religioso destacou que aquela seria uma oportunidade de cada idoso receber, em um momento difícil, a visita de um anjo que poderia ter o rosto de um neto, de familiares e de amigos conhecidos de longa data.
Anualmente, o Vaticano anuncia um tema para reflexão no Dia dos Avós. No primeiro ano, foi escolhido “Eu estou contigo todos os dias” como “uma promessa de proximidade e de esperança de que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”.
Em maio de 2024, o Vaticano anunciou o tema do quarto ano de celebração: “Na velhice, não me abandones”. A mensagem do Papa Francisco lembra que muitos idosos são abandonados devido à pobreza, imigração, guerras e individualismo.   Fonte - agenciabrasil

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Abertura da Olimpíada Paris2024

Hoje, a partir das 14h30 (horário de Brasília) teremos a abertura dos Jogos da XXXIII Olimpíada - Paris 2024.
Cerimônia de abertura
Pensar de forma criativa e revolucionar os Jogos, mas permanecendo acessível a um grande público: este é o desafio enfrentado por Paris 2024. Graças aos esforços coordenados de Paris 2024, da cidade de Paris, do governo francês, do COI e do CNOSF, a Cerimônia de Abertura vai ser renovada!  
UMA CERIMÔNIA, VÁRIOS INEDITISMOS
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2024 será ousada, original e única. Em 26 de julho de 2024, Paris 2024 oferecerá uma cerimônia de abertura que certamente reunirá os momentos mais memoráveis da história Olímpica.
Uma cerimônia fora do estádio
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Verão, a Cerimônia de Abertura não acontecerá em um estádio. Paris 2024 está inovando ao trazer o esporte para a cidade e o mesmo acontecerá com a Cerimônia de Abertura, que será realizada no coração da cidade ao longo de sua principal artéria: o rio Sena.
Uma cerimônia no rio
Com nova roupagem, o desfile dos atletas será realizado no Sena com barcos para cada delegação nacional. Estes barcos serão equipados com câmeras para permitir ao público que acompanhar na televisão ou online possa ver os atletas de perto. Seguindo de leste a oeste, os 10.500 atletas cruzarão o centro de Paris, o campo geral de todos os eventos, onde estes competidores exibirão suas proezas esportivas nos próximos 16 dias. O desfile terminará seu percurso de 6 quilômetros em frente ao Trocadéro, onde acontecerão os demais elementos do protocolo Olímpico e os últimos shows.
Uma cerimônia gratuita para muitos espectadores
Realizar uma cerimônia aberta a um grande público, com entrada gratuita para a maioria dos espectadores, é uma grande novidade. Os torcedores não precisarão de ingressos para entrarem no cais superior, mas aqueles que desejarem acessar o cais inferior, da ponte Austerlitz à ponte Iéna, precisarão comprar ingressos. Oitenta telões e alto-falantes estrategicamente posicionados permitirão que todos aproveitem a atmosfera mágica deste espetáculo que reverbera por toda a capital francesa. A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024 será a maior da história dos Jogos. Estará aberta a todos: moradores de Paris e região e visitantes de toda a França e do mundo todo.
Uma cerimônia desenhada por – e para – atletas
Os atletas serão o coração e a alma da cerimônia. Ao abrir o desfile dos atletas, Paris 2024 quebra a tradição. Os atletas serão apresentados no palco no início e durante a cerimônia, como parte do objetivo constante de Paris 2024 em realizar os Jogos criados por – e para – atletas.
PERCURSO DO DESFILE
O desfile no rio seguirá o curso do Sena, de leste a oeste, ao longo de 6 quilômetros. O desfile partirá da ponte Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, às 19h30 no horário local (14h30 no fuso horário de Brasília) e percorrerá as duas ilhas no centro da cidade (a Île Saint Louis e a Île de la Cité) antes de passar por várias pontes. Os atletas a bordo dos barcos de desfile poderão vislumbrar alguns dos locais oficiais dos Jogos, incluindo o La Concorde, a Esplanada Invalides, o Grand Palais e, por fim, a ponte Iéna, onde o desfile terminará antes da final da cerimônia no Trocadéro.   Fonte - olympics

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quinta-feira, 25 de julho de 2024

Dia do Colono

Em muitos municípios no sul do país, o dia 25 de julho possui um significado ainda mais especial: é o Dia do Colono, dia dedicado a celebrar as origens da produção.
A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo.
Embora não seja considerado um feriado Nacional, no Brasil muitas cidades tem a data como festiva. Apesar da realização ou não do feriado, a data é comemorada com eventos, festas, carreatas etc para homenagear aqueles que merecem um reconhecimento, porque, com suas mãos semeiam o futuro do País.
No dia dedicado aos colonos, é preciso ressaltar a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais.
No Brasil, milhões de agricultores e agricultoras familiares são responsáveis por sete de cada dez alimentos que abastecem a mesa do consumidor e esse setor conta com uma participação feminina indispensável para a produção e a manutenção da família na zona rural.
Elas estão presentes desde as menores propriedades até nos maiores montantes de terras. No país, são mais de 14 milhões de mulheres nas zonas rurais, o que representa quase metade da população dessa área. Além disso, elas são responsáveis por mais de 16% dos estabelecimentos da agricultura familiar, mostrando a força e a importância da mulher na pequena propriedade rural e contribuindo para o crescimento de nossa sociedade."   Fonte - tribunadaproducao

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Dia do Motorista

"Celebrado em 25 de julho, o Dia do Motorista é uma data para homenagear os profissionais do transporte rodoviário, que desempenham um papel fundamental na economia e na sociedade. Foi instituída no Brasil no dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461.
A data deve servir, além da comemoração, para alertar os motoristas e cidadãos sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguros e responsáveis; pois o respeito às normas de trânsito fazem a diferença na segurança viária de todos.
A profissão de motorista também é marcada por desafios, como longas jornadas de trabalho, condições precárias de infraestrutura e baixos salários. No Dia do Motorista, é importante lembrar das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e reivindicar melhores condições de trabalho e mais valorização por parte da sociedade."   Fonte - assufsm

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Dia do Escritor

"O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 21 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).
Posse do escritor Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras, em 1961.
Assim, o ministro, por considerar o 25 de julho uma data significativa em função da realização do festival patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE) e pelo fato de que, segundo ele, essa instituição “tem prestado à cultura nacional relevantes serviços, estimulando as letras e defendendo os direitos de quantos a elas se consagram”, instituiu o Dia Nacional do Escritor, com o objetivo de homenagear escritores e escritoras de todo o país."
"A partir desse ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o país. Nessa ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras. Afinal, o país possui grandes escritores e escritoras, como Machado de Assis e Clarice Lispector, que são reconhecidos também em outros países."   Fonte - brasilescola

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Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

"Em homenagem à luta e à resistência das mulheres negras, o dia 25 de julho é
celebrado como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data também celebra Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII no Vale do Guaporé (MT) e liderou o Quilombo de Quariterê.
Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de proteção da população quilombola. Tereza foi morta após ser capturada por soldados. O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído no Brasil pela Lei 12.987/2014.
Já o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O evento reuniu mais de 300 representantes, de diversos países, para compartilhar suas vivências, denunciar as opressões e debater estratégias de luta e soluções contra o racismo e o machismo."   Fonte - andes

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quarta-feira, 24 de julho de 2024

Jornada Pedagógica na escola - Salas Temáticas

Hoje, na Jornada Pedagógica 2024/2, com o objetivo de flexibilizar as formações oferecidas, nesta quarta-feira, 24 de julho, em vez de uma atividade geral, será possível acessar uma sala temática de discussão. Serão oito áreas distintas, cada uma pensada para tratar de um assunto específico da comunidade escolar.
Os professores poderão escolher individualmente a sala temática que melhor se alinhe à sua realidade pedagógica, de modo a auxiliar no planejamento do próximo semestre. Além disso, todas as sessões ficarão disponíveis no canal TV Seduc RS, no YouTube, permitindo que os docentes assistam a outras salas temáticas a qualquer momento. Para acessá-las, é preciso selecionar o link do tema desejado.
Aqui na escola os professores acompanharam as Salas temáticas: 
- Sala temática: Professores da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem) https://www.youtube.com/watch?v=9R5CA...
- Sala temática: Professores AEE e escola especial https://www.youtube.com/watch?v=JFrCR... - Sala temática: Ensino Fundamental 1 https://www.youtube.com/watch?v=MJNZk... - Sala temática: Ensino Fundamental 2 https://www.youtube.com/watch?v=fmDEu...
Clique aqui e acesse as fotos da Jornada Pedagógica 2024/02 na escola!

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Jornada Pedagógica na escola - Dia 03

Hoje pela manhã teremos as lives com salas temáticas exclusivas para cada etapa de formação. Cada um poderá escolher algum local da escola onde se sente confortável para assistir.
As lives estão previstas para acabar às 9h30 e na sequência os professores se reunirão na sala do vídeo para refletir sobre as lives trazendo as temáticas para o dia-a-dia do nosso trabalho na escola.
Acompanhe a publicação no site da seduc:
"A Secretaria de Educação (Seduc) preparou uma novidade para a programação da Jornada Pedagógica 2024/2. Com o objetivo de flexibilizar as formações oferecidas, nesta quarta-feira, 24 de julho, em vez de uma atividade geral, será possível acessar uma sala temática de discussão. Serão oito áreas distintas, cada uma pensada para tratar de um assunto específico da comunidade escolar.
Os professores poderão escolher individualmente a sala temática que melhor se alinhe à sua realidade pedagógica, de modo a auxiliar no planejamento do próximo semestre. Além disso, todas as sessões ficarão disponíveis no canal TV Seduc RS, no YouTube, permitindo que os docentes assistam a outras salas temáticas a qualquer momento. Para acessá-las, é preciso selecionar o link do tema desejado.
Os encontros síncronos acontecerão das 8h até às 10h, no turno da manhã, e das 18h às 20h no horário noturno, incluindo a previsão de 30 minutos para esclarecer dúvidas dos participantes. À tarde, haverá reprise das nove salas temáticas para os professores que não conseguiram acompanhá-las.
Programação das Salas Temáticas para 24/07:
   24/7 - Salas temáticas:
   - Sala temática: Professores da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem) Foco nas estratégias e metodologias para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio.
   - Sala temática: Professor EMTI Discussão sobre práticas e abordagens para o ensino integral.
   - Sala temática: Modalidades (campo, quilombola e indígena) Abordagem de métodos para educação em contextos específicos
   - Sala temática: Professores AEE e escola especial Formação e troca de experiências sobre inclusão e práticas educacionais para estudantes com necessidades especiais.
   - Sala temática: Educação profissional Enfoque em cursos técnicos e profissionalizantes, preparando os alunos para o mercado de trabalho, com esclarecimentos da Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO)
   - Sala temática: Professores EJA Estratégias para engajar e educar jovens e adultos que retornaram à escola.
   - Sala temática: Ensino Fundamental 1 Métodos e práticas para o ensino das séries iniciais do Ensino Fundamental.
   - Sala temática: Ensino Fundamental 2 Discussões sobre abordagens pedagógicas para as séries finais do Ensino Fundamental.
   24/7 - Salas temáticas (noite):
   - Sala temática: Educação profissional Continuação das discussões sobre escolas técnicas e agrícolas, com a Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO)
   - Sala temática: EJA Sessão adicional focada nas necessidades dos alunos da EJA."   Fonte - educacao


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terça-feira, 23 de julho de 2024

Jornada Pedagógica na escola - Dia 02

Os professores da escola hoje pela manhã na Sala de Vídeo acompanharam a live no segundo dia de formação da Jornada Pedagógica 20234/02.
A reflexão hoje é sobre as habilidades básicas que os alunos devem alcançar nas disciplinas de língua Portuguesa e Matemática. O estudo dos descritores e o bom planejamento levando em conta estes permites evolução do aluno ano a ano.
A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.
Clique aqui e acesse as fotos da Jornada Pedagógica 2024/02 na escola!

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Jornada Pedagógica 2024/2 - Dia 2

Guia da Jornada Pedagógica
Troca de experiências com quem acolhe, inspira e transforma o presente e o futuro do Rio Grande do Sul.
A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.

Fonte - youtube

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segunda-feira, 22 de julho de 2024

Jornada Pedagógica na escola

A jornada pedagógica, um momento de reunião entre os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, tem como objetivo engajar e orientar os colegas da rede.
Na programação de hoje estão sendo abordados os seguintes conteúdos:
   - Atualizações e resultados do Planejamento estratégico da Seduc - Secretária Raquel Teixeira;
   - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades
   - Prática da rede - EAC
   - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades
   - Tira dúvidas
   - Encerramento - Secretária Adjunta Stefanie Eskereski
   - Mini documentário - Nossas Vozes
Professores na jornada hoje pela manhã!

Fonte - youtube
Clique aqui e acesse as fotos da Jornada Pedagógica 2024/02 na escola!

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Jornada Pedagógica 2024/02

Hoje iniciamos, nas escolas públicas estaduais do RS, a Jornada Pedagógica 2024/02, com foco em orientações e boas práticas, ela ocorre de 22 a 26 de julho.
Abaixo reproduzimos orientações e programação para a semana extraído do site da Seduc/RS.
"
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre 22 e 26 de julho, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2024. Realizada de forma on-line durante o recesso escolar, a programação é um momento de troca de experiências para os professores da Rede Estadual, que terão acesso a formações, palestras e oficinas temáticas. O objetivo é estimular a colaboração e o compartilhamento de boas práticas pedagógicas, além de apresentar orientações sobre o planejamento do segundo semestre letivo.
As transmissões, que ocorrem de 22 a 24 de julho, começam às 8h, para os professores do turno da manhã, e 18h para os profissionais que atuam à noite, pelo canal TV Seduc RS, no YouTube. A exibição dos conteúdos ocorrerá em dois turnos de forma a garantir que todas as escolas estaduais possam acompanhar os eventos e esclarecer dúvidas. Além disso, serão oferecidas Trilhas Formativas, com recursos digitais e atividades complementares, disponíveis de modo assíncrono no Portal Educação. 
Na segunda-feira (22/7), a secretária da Educação, Raquel Teixeira, terá um momento para compartilhar com a rede as ações realizadas durante a crise meteorológica, focando na importância do acolhimento. A secretária-adjunta Stefanie Eskereski também participará da programação, que incluirá a estreia do mini-documentário Nossas Vozes. Produzido pela Seduc, o material apresenta o relato de três diretoras da Rede Estadual, que compartilham suas experiências como líderes de comunidades escolares durante as enchentes de abril e maio. 
Na terça-feira (23/7), o evento abordará como se apropriar dos dados das avaliações realizadas, além de destacar busca ativa, frequência e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). Na quarta (24/7), as salas de discussões serão divididas em nove temáticas diferentes, permitindo que os professores escolham a mais relevante para sua realidade escolar. Haverá ainda duas salas temáticas à noite, com esclarecimentos sobre Escolas Técnicas e Educação de Jovens e Adultos.
Na quinta-feira (25/7), as 30 Coordenadorias Regionais de Educação irão ajustar as pautas da Jornada Pedagógica de acordo com o contexto de cada região e comunidade escolar. No último dia (26/7), cada escola deverá adaptar e aplicar os temas discutidos à sua realidade, planejando o segundo semestre letivo
          Links para assistir aos encontros:
          - 22/7: Manhã
          - 22/7: Noite
          - 23/7: Manhã
          - 23/7: Noite
          24/7 - Salas temáticas:
          - Sala temática: Professores da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem)
          - Sala temática: Professor EMTI
          - Sala temática: Modalidades (campo, quilombola e indígena) 
          - Sala temática: Professores AEE e escola especial 
          - Sala temática: Educação profissional
          - Sala temática: Professores EJA
          - Sala temática: Ensino Fundamental 1 
          - Sala temática: Ensino Fundamental 2 
          24/7 - Salas temáticas (noite):
          - Sala temática: Educação profissional
          - Sala temática: EJA

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domingo, 21 de julho de 2024

... educar é libertar, e não controlar

Abaixo socializamos a postagem do site lunetas, publicada em 7 de abril de 2017, com o título – “Animação sensível ensina que educar é libertar, e não controlar.”
Sem palavras, mas rico em simbologias, o curta "Uma lição nebulosa" mostra como a linha entre educação e controle é muito sutil.
Ao mostrar a relação entre um avô e seu neto, o curta de animação "A Cloudy Lesson" mostra que educar é libertar, e faz pensar em como os limites entre o controle e a educação são muito sutis.
“A infância é um outro: aquilo que, sempre além de qualquer tentativa de captura, inquieta a segurança de nossos saberes, questiona o poder de nossas práticas e abre um vazio em que se abisma o edifício bem construído de nossas instituições de acolhimento. Pensar a infância como um outro é, justamente, pensar essa inquietação, esse questionamento e esse vazio.”

“O trecho acima faz parte do texto “O enigma da infância, do educador e filósofo espanhol Jorge Larrosa. Para ele, “educar” é um verbo complexo, e deve ser praticado no sentido não de impor experiências, mas sim no de compartilhar e mostrar presença.
Para o pensamento pedagógico do autor, que é referência mundial nos estudos sobre a infância, é mais importante entender que é a criança é um “outro”, que escapa de nossas tentativas de captura ou compreensão, do que julgar que podemos, enquanto adultos, impor nossos saberes como verdades absolutas. < style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">O curta de animação “A cloudy lesson”(“Uma lição nebulosa”, em livre tradução), produzido pelo Ringling College of Art + Design, é um retrato desse pensamento. De forma muito singela, o filme traz justamente essa mensagem, e fala de como, enquanto pais, professores e educadores, muitas vezes somos sucumbidos pelo desejo de controlar a criança. Como já disse o escritor Mario Sergio Cortella, “somos pais, e não donos dos filhos”.
< style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Na história, que se passa em um cenário de sonho e fantasia, um avô fazedor de nuvens tenta ensinar o ofício ao neto. Depois de muitas tentativas frustradas de ensinar o que sabe, os dois aprendem que, às vezes, grandes aprendizados vêm de acidentes felizes. < style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Com uma linguagem rica em simbologias e metáforas sutis sobre a transmissão de conhecimento, o curta explora a relação entre adulto e criança do ponto de vista da experiência, em que importa mais compartilhar interrogações do que impor verdades únicas. Podendo ser apresentado na sala de aula ou em casa com os pequenos, o filme se transforma em uma verdadeira lição sobre a educação, as relações humanas e a própria concepção social e historicamente construída de conhecimento.”   Fonte - lunetas

Fonte - youtube

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