Em muitos municípios no sul do país, o
dia 25 de julho possui um significado ainda mais especial: é o Dia do Colono,
dia dedicado a celebrar as origens da produção. A definição do 25 de julho como Dia do
Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos
primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da
primeira leva de imigrantes à cidade de São Leopoldo. Embora não seja considerado um feriado
Nacional, no Brasil muitas cidades tem a data como festiva. Apesar da
realização ou não do feriado, a data é comemorada com eventos, festas,
carreatas etc para homenagear aqueles que merecem um reconhecimento, porque,
com suas mãos semeiam o futuro do País. No dia dedicado aos colonos, é preciso
ressaltar a importância da mulher no cenário das pequenas propriedades rurais. No Brasil, milhões de agricultores e
agricultoras familiares são responsáveis por sete de cada dez alimentos que
abastecem a mesa do consumidor e esse setor conta com uma participação feminina
indispensável para a produção e a manutenção da família na zona rural. Elas estão presentes desde as menores
propriedades até nos maiores montantes de terras. No país, são mais de 14
milhões de mulheres nas zonas rurais, o que representa quase metade da
população dessa área. Além disso, elas são responsáveis por mais de 16% dos
estabelecimentos da agricultura familiar, mostrando a força e a importância da
mulher na pequena propriedade rural e contribuindo para o crescimento de nossa
sociedade." Fonte - tribunadaproducao
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
"Celebrado em 25 de julho, o Dia do Motorista é uma data para homenagear os profissionais do transporte rodoviário, que desempenham um papel fundamental na economia e na sociedade. Foi instituída no Brasil no dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461. A data deve servir, além da comemoração, para alertar os motoristas e cidadãos sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguros e responsáveis; pois o respeito às normas de trânsito fazem a diferença na segurança viária de todos. A profissão de motorista também é marcada por desafios, como longas jornadas de trabalho, condições precárias de infraestrutura e baixos salários. No Dia do Motorista, é importante lembrar das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e reivindicar melhores condições de trabalho e mais valorização por parte da sociedade." Fonte - assufsm
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
"O Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria, assinada em 21 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração do Dia Nacional do Escritor ocorreu porque, naquele ano, nessa data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001). Posse do escritor Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras, em 1961. Assim, o ministro, por considerar o 25 de julho uma data significativa em função da realização do festival patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE) e pelo fato de que, segundo ele, essa instituição “tem prestado à cultura nacional relevantes serviços, estimulando as letras e defendendo os direitos de quantos a elas se consagram”, instituiu o Dia Nacional do Escritor, com o objetivo de homenagear escritores e escritoras de todo o país." "A partir desse ano, o dia 25 de julho é comemorado em todo o país. Nessa ocasião, são organizados eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras. Afinal, o país possui grandes escritores e escritoras, como Machado de Assis e Clarice Lispector, que são reconhecidos também em outros países." Fonte - brasilescola
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
"Em homenagem à luta e à resistência das
mulheres negras, o dia 25 de julho é celebrado como o Dia Internacional da
Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data também celebra
Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII
no Vale do Guaporé (MT) e liderou o Quilombo de Quariterê. Segundo documentos da época, o lugar
abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Sua liderança se destacou
com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de proteção da
população quilombola. Tereza foi morta após ser capturada por soldados. O Dia
Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído no Brasil pela
Lei 12.987/2014. Já o Dia Internacional da Mulher Negra
Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas
(ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e
Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.
O evento reuniu mais de 300 representantes, de diversos países, para
compartilhar suas vivências, denunciar as opressões e debater estratégias de
luta e soluções contra o racismo e o machismo." Fonte - andes
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
Hoje, na Jornada Pedagógica 2024/2, com o objetivo de flexibilizar as formações
oferecidas, nesta quarta-feira, 24 de julho, em vez de uma atividade geral,
será possível acessar uma sala temática de discussão. Serão oito áreas
distintas, cada uma pensada para tratar de um assunto específico da comunidade
escolar. Os professores poderão escolher individualmente a sala temática que melhor se
alinhe à sua realidade pedagógica, de modo a auxiliar no planejamento do
próximo semestre. Além disso, todas as sessões ficarão disponíveis no
canal TV Seduc RS, no
YouTube, permitindo que os docentes assistam a outras salas temáticas a
qualquer momento. Para acessá-las, é preciso selecionar o link do tema
desejado. Aqui na escola os professores acompanharam as Salas temáticas:
Hoje pela manhã teremos as lives com salas temáticas exclusivas para cada etapa de formação. Cada um poderá escolher algum local da escola onde se sente confortável para assistir. As lives estão previstas para acabar às 9h30 e na sequência os professores se reunirão na sala do vídeo para refletir sobre as lives trazendo as temáticas para o dia-a-dia do nosso trabalho na escola. Acompanhe a publicação no site da seduc:
"A Secretaria de Educação (Seduc) preparou uma novidade para a
programação da Jornada Pedagógica 2024/2. Com o objetivo de flexibilizar as
formações oferecidas, nesta quarta-feira, 24 de julho, em vez de uma atividade
geral, será possível acessar uma sala temática de discussão. Serão oito áreas
distintas, cada uma pensada para tratar de um assunto específico da comunidade
escolar.
Os professores poderão escolher individualmente a sala temática que
melhor se alinhe à sua realidade pedagógica, de modo a auxiliar no planejamento
do próximo semestre. Além disso, todas as sessões ficarão disponíveis no
canal TV Seduc RS, no YouTube, permitindo que os docentes
assistam a outras salas temáticas a qualquer momento. Para acessá-las, é
preciso selecionar o link do tema desejado. Os encontros síncronos acontecerão das 8h até às 10h, no turno da manhã,
e das 18h às 20h no horário noturno, incluindo a previsão de 30 minutos para
esclarecer dúvidas dos participantes. À tarde, haverá reprise das nove salas
temáticas para os professores que não conseguiram acompanhá-las.
Programação das Salas Temáticas para 24/07:
24/7 - Salas temáticas: - Sala
temática: Professores
da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem)Foco nas
estratégias e metodologias para preparar os alunos para o Exame Nacional
do Ensino Médio. - Sala
temática: Professor
EMTIDiscussão sobre práticas e abordagens para o
ensino integral. - Sala
temática: Modalidades
(campo, quilombola e indígena)Abordagem de métodos
para educação em contextos específicos - Sala
temática: Professores
AEE e escola especialFormação e troca de
experiências sobre inclusão e práticas educacionais para estudantes com
necessidades especiais. - Sala
temática: Educação
profissionalEnfoque em cursos técnicos e
profissionalizantes, preparando os alunos para o mercado de trabalho, com
esclarecimentos da Superintendência da Educação Profissional do
Estado (SUEPRO) - Sala
temática: Professores
EJAEstratégias para engajar e educar jovens e
adultos que retornaram à escola. - Sala
temática: Ensino
Fundamental 1Métodos e práticas para o ensino das
séries iniciais do Ensino Fundamental. - Sala
temática: Ensino
Fundamental 2Discussões sobre abordagens
pedagógicas para as séries finais do Ensino Fundamental. 24/7 - Salas temáticas (noite): - Sala
temática: Educação
profissionalContinuação das discussões sobre
escolas técnicas e agrícolas, com a Superintendência da Educação
Profissional do Estado (SUEPRO) - Sala
temática: EJASessão
adicional focada nas necessidades dos alunos da EJA." Fonte - educacao
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
Os professores da escola hoje pela manhã na Sala de Vídeo acompanharam a live no segundo dia de formação da Jornada Pedagógica 20234/02. A reflexão hoje é sobre as habilidades básicas que os alunos devem alcançar nas disciplinas de língua Portuguesa e Matemática. O estudo dos descritores e o bom planejamento levando em conta estes permites evolução do aluno ano a ano. A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.
Guia da Jornada Pedagógica Troca de experiências com quem acolhe, inspira e transforma o presente e o futuro do Rio Grande do Sul. A gravação da Jornada ficará disponível no canal SEDUC do Youtube para aquele(as) professores(as) que não conseguiram acompanhar a jornada durante o turno da manhã.
A jornada pedagógica, um momento de reunião entre os professores da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul, tem como objetivo engajar e orientar os colegas da rede. Na programação de hoje estão sendo abordados os seguintes conteúdos: - Atualizações e resultados do Planejamento estratégico da Seduc - Secretária Raquel Teixeira; - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades - Prática da rede - EAC - EAC: como planejar para o desenvolvimento das habilidades - Tira dúvidas - Encerramento - Secretária Adjunta Stefanie Eskereski - Mini documentário - Nossas Vozes
Hoje iniciamos, nas escolas públicas estaduais do RS, a Jornada Pedagógica 2024/02, com foco em orientações e boas práticas, ela ocorre de 22 a 26 de julho. Abaixo reproduzimos orientações e programação para a semana extraído do site da Seduc/RS. "A Secretaria da Educação (Seduc)
promove, entre 22 e 26 de julho, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2024.
Realizada de forma on-line durante o recesso escolar, a programação é um
momento de troca de experiências para os professores da Rede Estadual, que
terão acesso a formações, palestras e oficinas temáticas. O objetivo é
estimular a colaboração e o compartilhamento de boas práticas pedagógicas, além
de apresentar orientações sobre o planejamento do segundo semestre letivo. As transmissões, que ocorrem de 22 a 24
de julho, começam às 8h, para os professores do turno da manhã, e 18h para os
profissionais que atuam à noite, pelo canal TV Seduc RS, no YouTube. A exibição
dos conteúdos ocorrerá em dois turnos de forma a garantir que todas as escolas
estaduais possam acompanhar os eventos e esclarecer dúvidas. Além disso, serão
oferecidas Trilhas Formativas, com recursos digitais e atividades
complementares, disponíveis de modo assíncrono no Portal Educação. Na segunda-feira (22/7), a secretária da
Educação, Raquel Teixeira, terá um momento para compartilhar com a rede as
ações realizadas durante a crise meteorológica, focando na importância do
acolhimento. A secretária-adjunta Stefanie Eskereski também participará da
programação, que incluirá a estreia do mini-documentário Nossas Vozes.
Produzido pela Seduc, o material apresenta o relato de três diretoras da Rede
Estadual, que compartilham suas experiências como líderes de comunidades
escolares durante as enchentes de abril e maio. Na terça-feira (23/7), o evento abordará
como se apropriar dos dados das avaliações realizadas, além de destacar busca
ativa, frequência e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). Na
quarta (24/7), as salas de discussões serão divididas em nove temáticas
diferentes, permitindo que os professores escolham a mais relevante para sua
realidade escolar. Haverá ainda duas salas temáticas à noite, com
esclarecimentos sobre Escolas Técnicas e Educação de Jovens e Adultos. Na quinta-feira (25/7), as 30
Coordenadorias Regionais de Educação irão ajustar as pautas da Jornada
Pedagógica de acordo com o contexto de cada região e comunidade escolar. No
último dia (26/7), cada escola deverá adaptar e aplicar os temas discutidos à
sua realidade, planejando o segundo semestre letivo Links para assistir aos encontros: - 22/7: Manhã - 22/7: Noite - 23/7: Manhã - 23/7: Noite
Abaixo
socializamos a postagem do site lunetas,
publicada em 7 de abril de 2017, com o título – “Animação
sensível ensina que educar é libertar, e não controlar.” Sem palavras,
mas rico em simbologias, o curta "Uma lição nebulosa" mostra como a
linha entre educação e controle é muito sutil. Ao mostrar a
relação entre um avô e seu neto, o curta de animação "A Cloudy
Lesson" mostra que educar é libertar, e faz pensar em como os limites
entre o controle e a educação são muito sutis. “A infância é um outro: aquilo que, sempre além de
qualquer tentativa de captura, inquieta a segurança de nossos saberes,
questiona o poder de nossas práticas e abre um vazio em que se abisma o
edifício bem construído de nossas instituições de acolhimento. Pensar a
infância como um outro é, justamente, pensar essa inquietação, esse
questionamento e esse vazio.”
“O trecho acima faz parte do texto “O enigma da infância“, do
educador e filósofo espanhol Jorge Larrosa. Para ele, “educar” é um verbo
complexo, e deve ser praticado no sentido não de impor experiências, mas sim no
de compartilhar e mostrar presença. Para o pensamento pedagógico do autor, que é referência mundial nos
estudos sobre a infância, é mais importante entender que é a criança é um
“outro”, que escapa de nossas tentativas de captura ou compreensão, do que
julgar que podemos, enquanto adultos, impor nossos saberes como verdades
absolutas.
< style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">O curta de animação “A cloudy lesson”(“Uma lição nebulosa”, em livre
tradução), produzido pelo Ringling College of Art + Design, é um retrato desse
pensamento. De forma muito singela, o filme traz justamente essa mensagem, e
fala de como, enquanto pais, professores e educadores, muitas vezes somos
sucumbidos pelo desejo de controlar a criança. Como já disse o escritor Mario
Sergio Cortella, “somos pais, e não donos dos filhos”.
< style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Na história, que se passa em um cenário de sonho e fantasia, um avô
fazedor de nuvens tenta ensinar o ofício ao neto. Depois de muitas tentativas
frustradas de ensinar o que sabe, os dois aprendem que, às vezes, grandes
aprendizados vêm de acidentes felizes.
< style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">Com uma linguagem rica em simbologias e metáforas sutis sobre a
transmissão de conhecimento, o curta explora a relação entre adulto e criança
do ponto de vista da experiência, em que importa mais compartilhar
interrogações do que impor verdades únicas. Podendo ser apresentado na sala de
aula ou em casa com os pequenos, o filme se transforma em uma verdadeira lição
sobre a educação, as relações humanas e a própria concepção social e historicamente
construída de conhecimento.” Fonte - lunetas
"A cada quatro anos, vários países reúnem-se para celebrar uma grande festa do esporte mundial: as Olimpíadas. Com origem e tradição grega, o evento tomou proporções mundiais no fim do século XIX por iniciativa do Barão de Coubertin, aristocrata francês. Com a reestruturação do evento na era moderna e a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), foram criados também alguns símbolos para representar os jogos. Esses símbolos representam os ideais propostos pelos jogos olímpicos. Além da unidade entre os países que participam da competição, eles também remetem à universalidade do esporte e à paz." Fonte - brasilescola Os símbolos olímpicos são: os Anéis Olímpicos, a Tocha, o Lema, as Medalhas e os mascotes. A professora Maitê tem trabalhado o tema das Olimpíadas com suas turmas e abaixo temos o registro das turmas dos 4º anos pesquisando e investigando um dos símbolos olímpicos, os anéis. "A principal representação dos
Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a
marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores
diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia;
preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o
humanismo. Os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para
representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o
fundo branco, que representa a paz entre os continentes. "
O Dia do Amigo e Internacional da Amizade é é comemorado em 20 de julho. Esta data foi primeiramente adotada em Buenos
Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste
país, onde é uma das celebrações mais festejadas. “O argentino Enrique Ernesto
Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e
Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à
Lua, em 20 de julho de 1969, pois este fato significava que juntos, os povos
poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da
data, a chegada à Lua representava um símbolo de união entre todos
os
seres humanos.Através das campanhas de divulgação realizadas por
Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser
comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam
esta data.” Em que outras datas se comemora o dia do amigo? Existem várias datas que celebram a amizade, um sentimento de
fraternidade mútua partilhado entre as pessoas. São eles: 18 de abril, 20
de julho e 30 de julho. 18 de abril é o Dia Nacional do Amigo. Embora não seja
uma data oficial, ou seja, estabelecida por lei, é a data mais popular no
Brasil. 20 de julho é o Dia do Amigo e Internacional da Amizade.
Comemorado em vários países do mundo. 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade. Esta
data foi proclamada pela ONU em 2011 com o intuito de inspirar a amizade
entre os povos. Fonte - calendarr
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."