"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Projeto de Reagrupamento do Tempo Integral

Dia 27 de março último tivemos o primeiro momento do "Projeto de Reagrupamento do Tempo Integral".
Foram realizadas Oficinas de: "Artes" com a professora Lovani; "Culinária" com a professora Carine; "Jogos e brincadeiras" com a professora Adriana Mallmann; "Contação de Histórias" com a professora Ingrid; "Fios e Tramas" com a professora Rosane; "Inglês" com a professora Vanessa; "Música" com o professor Moisés; "Emoções" com a professora Adriana; "Artesanato" com a professora Elisara; "Patchwork" com a supervisora Verani; "Jogos Pedagógicos" com a professora Rose; "Cultura Gaúcha" com a vice-diretora Márcia; "Robótica" com o professor Günter e oficina de "Historinhas Bíblicas" com a Diretora Nadir, envolvendo todos os estudantes dos Anos Iniciais em, Tempo Integral no turno da tarde, das 13h30min às 15h15min.
Foram momentos muito ricos de troca de experiências e vivências entre os oficineiros e os estudantes.
Clicando no link abaixo você poderá acompanhar o trabalho das oficinas através de álbum com 132 fotos.
Parabéns aos estudantes e à escola pelo belo trabalho!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

domingo, 7 de abril de 2019

A falta de humildade ...

Imagem de Paulo Freire com a frase:
"A falta de humildade, expressa na arrogância e na falsa superioridade de uma pessoa sobre a outra, de uma raça sobre a outra, de um gênero sobre o outro, de uma classe ou de uma cultura sobre a outra, é uma transgressão da vocação humana do Ser Mais."
Paulo Freire
Fonte - carolcamara41
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sábado, 6 de abril de 2019

... não estou no mundo para simplesmente ...

Imagem com a frase:
"Se, na verdade não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Paulo Freire
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Paulo Freire ...

Imagem com a frase:
"Só o poder que renasce da fraqueza dos oprimidos será forte o suficiente para libert-alos."
Paulo Freire
Fonte - atitudedoser

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 39 seguidores. 

Dia Mundial da Água

"O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.
O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.
A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.
Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem."  Fonte - suapesquisa
A data foi debatida e trabalhada nas turmas da escola, onde a reflexão sobre a preservação foi muito trabalhada.
Abaixo temos o resultado do trabalho de algumas turmas.
Parabéns a todos os envolvidos!  
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quinta-feira, 4 de abril de 2019

A força da alienação ...

Imagem com a frase: 
"A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une." Milton Santos
Fonte - paulo_freire_brasil
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cultura Popular - A origem do chá

"Há varias lendas sobre o surgimento do chá. No entanto, a mais popular provém da China. Por volta de 2.800 a.C., o Imperador Shen Nung fervia água para beber debaixo de uma árvore, quando algumas folhas caíram dentro da vasilha. Sentindo um agradável aroma, o imperador provou do líquido e o achou muito saboroso, além de promover um bem estar. E ele passou a fazer experiências com outros tipos de folhas, passando a escrever diversos documentos sobre a utilização das plantas medicinais.
para continuar lendo clique aqui"
Nossa escola, já desde o ano passado, tem-se esmerado em desenvolver uma horta de chás como um de seus projetos. A horta hoje já é uma realidade e temos plantados, para utilização interna, mudas de - Alcachofra, Alecrim, Aranto, Arruda, Bálsamo Alemão, Boldo do Chile, Boldo, Cana do Brejo, Cavalinha, Cidreira, Cidró, Confrei, Erva de Santa Maria,  Hortelã, Losna,  Malva, Manjericão, Manjerona, Melissa, Penicilina,  Poejo, Salvia, Tanchagem, Tomilho, Vinagrera.
Os chás podem servir para aliviar a azia, indisposição, inflamações, TPM,gases, depressaão, dor de cabeça e uma infinidade de problemas.Com receitas que sobrevivem há gerações, os chás estão presentes na cultura popular brasileira e fazem muito bem à saúde se tomados com disciplina.
No final de 2018 o pedagógico fez uma pesquisa junto às famílias dos(as) estudantes dos Anos Iniciais em Tempo Integral onde perguntou sobre a utilização, por parte da família, de chás para algumas doenças; quais os chás que conhecem e utilizam e por fim, se autorizavam a utilização de chás para seus(as) filhos e filhas na escola.
Dos questionários que retornaram, 84% das famílias utilizam chás costumeiramente, 90% autorizam que seus filhos utilizem chás na escola e conhecem os chás de - Boldo, Camomila, Canela, Capim Limão, Carqueja, Cidreira. Cidró, Endro, Erva Doce, Folha de Laranja, Folha de Limão, Folha de Pitanga, Funcho, Gengibre, Guaco, Hortelã, Marcela, Pariparova, Penicilina, Poejo.
Os chás de nossas hortas estão sendo plantados, cuidados, colhidos e acondicionados para utilização quando conveniente.

"Quem quer a ajuda das ervas medicinais deve usá-las de forma eficaz."
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

terça-feira, 2 de abril de 2019

Educar é mostrar a vida...

Imagens com a frase:
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não viu.
O educador diz: 'Veja!' - e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande.
Ele fica mais rico interiormente...
E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria -
que é a razão pela qual vivemos."
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Livros, Mentes e Guarda-Chuvas...

Reflexão com a frase:
"Livros, mentes e guarda-chuvas somente servem se os abrirmos!"
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

domingo, 31 de março de 2019

Carlos Drumond de Andrade e Plebe Rude

Abaixo socializamos a música "Consumo" do grupo Plebe Rude. Música que serviu junto com o poema "Eu etiqueta" de Carlos Drumond de Andrade, como ponto de reflexão para o trabalho realizado nas aulas de Língua Portuguesa com a professora Isolde Villa Brust com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio - "A felicidade depende do consumo?"
"Consumo" do grupo 
Plebe Rude

Tomei uma coca
cadê o sorriso?
Gastei dinheiro
e fiquei liso
Cale a boca e consuma
Cale a boca e consuma
você não tem o direito de duvidar
Comprei de tudo
a prestação
o SPC
é o meu caixão
Cale a boca e consuma
Cale a boca e consuma
você não tem o direito de duvidar
Consumidor
que não reclama
paga filé come banana
Cale a boca e consuma
Cale a boca e consuma
você não tem o direito de duvidar
Compositores: plebe rude

EU, ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente).
E nisto me comparo, tiro glória
de minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
em bares festas praias pérgulas piscinas,
e bem à vista exibo esta etiqueta
global no corpo que desiste
de ser veste e sandália de uma essência
tão viva, independente,
que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
meu gosto e capacidade de escolher,
minhas idiossincrasias tão pessoais,
tão minhas que no rosto se espelhavam
e cada gesto, cada olhar
cada vinco da roupa
sou gravado de forma universal,
saio da estamparia, não de casa,
da vitrine me tiram, recolocam,
objeto pulsante mas objeto
que se oferece como signo de outros
objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sábado, 30 de março de 2019

Educação Física Anos Iniciais

Os alunos dos anos iniciais estão vivenciando, por meio das aulas de Educação Física, atividades recreativas que são fundamentais para a formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral - motor, social e cognitivo.
É através destas "brincadeiras" que são desenvolvidas habilidades e capacidades benéficas para o futuro das crianças.
As atividades recreativas proporcionadas geram prazer, alegria, criatividade, relaxamento e diversão, mas também possuem regras e metas a serem cumpridas.
"Quando uma criança brinca, ela explora, descobre, experimenta, vivencia diversas situações, desenvolve habilidade motora, estimula a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia, descobre a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção, além de contribuir para a socialização."
Parabéns à professora Adriana e alunos!
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!