"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Trabalho sobre o Lixo

A turma 101, do Ensino Médio diurno, nas aulas da professora Zuleica, apresentou na 2ª Mostra Pedagógica por projetos seu trabalho sobre o acumulo de lixo em diferentes locais do bairro Santo Antônio. Contataram com autoridades para fazer a discussão e encaminhar a solução para a questão do lixo, especialmente aquele acumulado nas laterais e à frente da escola. Abaixo alguns cartazes produzidos pela turma.
  
    
Clique aqui e faça seu comentário!

sábado, 16 de dezembro de 2017

"O Valente não é Violento"

"O Valente não é Violento - uma iniciativa pelo fim da violência contra as mulheres
ONU Mulheres "O Valente não é violento" - uma campanha da ONU pelo fim da violência contra as mulheres.
“O Valente não é Violento” é uma iniciativa dentro da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres.
Tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.
A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer.
Afinal, essas ideias profundamente arraigadas em nossas culturas são a base da desigualdade de gênero, da discriminação das mulheres e, consequentemente, da violência exercida contra elas.
“O Valente não é Violento” quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.
Confira as principais frases de conscientização:
  • O Valente não discute, dialoga.
  • O Valente não machuca, nem com palavras.
  • O Valente sabe que é melhor inspirar carinho do que medo.
  • O Valente respeita a intimidade de sua companheira.
  • O Valente não intimida, confia.
  • O Valente compartilha as responsabilidades do lar.
  • O Valente respeita a opinião das mulheres.
  • O Valente jamais usa a força.
  • O Valente diz não à violência. (Fonte: UNIC-Rio)"                                Fonte - unesco
O programa foi desenvolvido na escola durante o ano junto às turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e com o Ensino Médio.
Foi um trabalho muito positivo. Levou os(as) estudantes a refletirem sobre a violência, em especial a violência contra as mulheres.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 05

Com a parceria dos(as) professores(as) Juliana, Márcia, Elisete, Samuel e Pedro encerramos ontem. dia 13 de dezembro, a tarde nossa oficina de robótica educativa junto à turma 101 do Ensino Médio diurno.
Continuamos com a montagem de nosso terceiro protótipo movido com a energia de uma bateria de 9v e motor retirado de leitor de CD/DVD.
A turma começou a montar a chave onde o controle nos permitirá fazer o carrinho deslocar para frente ou para trás.
No encerramento da atividade os estudantes preencheram uma rápida ficha de avaliação onde relataram os aspectos positivos e negativos da oficina e apresentaram sugestões para o projeto de Robótica Educativa para o ano de 2018.
Abaixo algumas fotos da atividade.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Por que ir à escola !?

"O convívio com outras crianças e adolescentes é fundamental para a formação humana. Aprende-se muito na escola enquanto se aprendem os conhecimentos curriculares: aprende-se a solidariedade, as diferenças e o respeito, sobre as dificuldades e sobre como enfrentá-las coletivamente. A escola contribui muito confirmando a cidadania das crianças e adolescentes, pois, decorrente das duas tarefas anteriores, a escola tem o papel de formar a/para a cidadania, uma vez que articula aqueles conhecimentos em um contexto social e cultural. Assim, frequentar a escola significa potencialmente forjar-se mais e melhor cidadão."
Fonte - gazetadopovo
Na escola SE APRENDE e SE ENSINA!

Doe sangue! Doe vida!

Existem causas pelas quais devemos nos orgulhar de lutar todos os dias.
A doação de sangue é uma delas.
Vista a camisa, chame seus amigos e compartilhe com o mundo a importância de ser um doador regular.
Seja um doador, você sabia que:
·    Ninguém contrai doenças doando sangue.     
·    Todo o material da coleta é descartável e estéril.
  • A cada doação são realizados exames laboratoriais para a detecção de doenças infecto-contagiosas, independente de doações anteriores.
  • Os resultados dos exames são sigilosos e são entregues única e exclusivamente ao doador.
  • Se necessário, o doador recebe orientações médicas na unidade onde realizou sua doação.
  • O organismo compensa a quantidade de sangue doada. Pouco tempo depois, o volume de sangue será o mesmo.
  • Doar sangue não vicia.
  • Doar sangue não faz com que o organismo produza maior quantidade de sangue.
  • Doar não faz com que o sangue "engrosse" ou "afine".
  • Doar não engorda ou emagrece
Veja a animação "Para quem é o sangue":

domingo, 10 de dezembro de 2017

Dia da Consciência Negra

Sobre obre o Dia da Consciência Negra ainda, a turma 32 confeccionou as máscaras com argila e tinta. Simbolizando a diversidade dentro sala de aula.  
Na cultura Afro as máscaras representam a identidade das "tribos" africanas e o mundo de encanto e fantasia. A criança negra precisa aceitar como elas são. Respeitar a imagem que tem de si. Promovendo o respeito pelas várias etnias.
"A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade."
Fonte - faecpr
Abaixo e ao lado algumas fotos do trabalho sobre as máscaras e o link para acesso a todas as fotos da atividade.