"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O jogo como estratégia

Jogo letras no pescoço - Convite da Turma 22 Profa Lisane
O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Ele traz efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimula o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.                       
Não se trata de um simples passatempo. O principal objetivo deste trabalho é utilizar o jogo como ferramenta pedagógica.                       
Piaget relaciona o jogo aos processos de assimilação e acomodação como forma da criança transformar-se e ao mesmo tempo transformar a realidade.                       
Para Vygotsky o jogo influencia na zona de desenvolvimento proximal da criança, consequentemente no seu desenvolvimento. Já para Wallon está associado à afetividade e ao movimento em grupo.                       
A turma 21 realizou no 1º trimestre e vem retomando a prática de jogos nas diversas áreas do conhecimento, como trilha, bingo, baralho, dominó, memória, quebra-cabeça...
O importante é aprender brincando!
Corrida animada numerais
Corrida animada numerais
Contagem, sequencia lógica
Memória letra script maiúscula e minuscula
das palavras do contexto
projeto "Vivenciando a paz na escola"
Memória letra script maiúscula e minuscula
das palavras do contexto
projeto "Vivenciando a paz na escola"

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A bagagem de sua vida ...

A turma 81, nas aulas de Ensino Religioso com a professora Bernadete, trabalhou a mensagem "A bagagem de sua vida", onde tiveram momentos de reflexão relacionados à caminhada de nossa vida.
"A bagagem da sua vida 
Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina na mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho. Porque pensa que não é importante.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais. Então você pode escolher: ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos os que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar?
Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro. Amizade, nossa! Tem bastante, e curioso, não pesa nada. Mas tem algo pesado, você faz força para tirar. É a raiva, e como ela pesa! Aí você começa a tirar, tirar, e aparecem a incompreensão, o medo, o pessimismo...
Nesse momento o desânimo quase leva você para dentro da mala. Mas você o puxa para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocado no fundo de sua bagagem. Pula para fora outro sorriso e mais outro e aí, sai a felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira para fora a tristeza. Agora você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante. Procure então o resto: força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor...
Tire a preocupação também, e a deixe de lado. Depois você pensa o que fazer com ela? Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa: o que você vai colocar lá dentro? Agora é com você, e não se esqueça de fazer isso mais vezes, pois o caminho é muito, muito longo!"
Durante os momentos de reflexão e compartilhamento de ideias, escreveram sobre o que é importante levar para a vida e o que devemos deixar para trás. Acreditam que mágoas, raiva, ressentimentos, egoísmo e tristeza não devem ser levados na bagagem, mas que é preciso ter humildade, paz, amor e felicidade ... e que isso enriquece nossa alma e faz a vida ter sentido.
Fizeram a releitura da mensagem onde são apontados, onde são oferecidos caminhos os quais devemos ou deveríamos seguir.
Parabéns à turma pelo "olhar positivo" que demonstraram, pela reflexão sobre os diferentes caminhos que a vida nos oferece.
É preciso refazer nossa mala, tantas vezes quantas forem necessárias. Afinal, durante nossa caminhada a mala pode ficar pesada demais e temos que refazê-la constantemente.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Youtube da Santo Antônio

"A palavra “youtube” foi feita a partir de dois termos da língua inglesa: “you”, que significa “você” e “tube”, que provêm de uma gíria que muito se aproxima de “televisão”. Em outras palavras seria a “televisão feita por você”. Essa é justamente a principal função do fenômeno da internet: permitir que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital."
Fonte - brasilescola
Para registro e compartilhamento de nossas atividades em vídeos com formato digital, passamos a adotar mais uma ferramenta, um canal no Youtube.
Nossa página no youtube, hoje, tem a apresentação acima e conta com pequenos vídeos do trabalho da CIPAVE feito pela professora Andréia Francisca com a turma 11 dos anos iniciais em Tempo Integral.
Vídeos e pequenas produções de nossos estudantes e professores passaram a rechear nossa página.
Acessem e colaborem com suas produções!

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Grafite

Hoje, pela manhã e tarde, tivemos a realização de uma "Oficina de Grafite" aqui na escola, com o professor Samuel Hergesell, professor de Arte Plástica da empresa Graffo Arte.
A oficina conta com a participação de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e tem como objetivo a “grafitagem” no muro do pátio interno da escola.
A oficina de Grafite é um dos projetos do programa "Mais Cultura" que tem como um de seus objetivos - oportunizar aos estudantes a participação em diferentes eventos e oficinas culturais.
A oficina terá sua conclusão na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto.
Abaixo algumas fotos da formação.