"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Resgatando o brincar - Turma Pré

A professora Eny, da turma do Pré realizou atividades de resgate de antigas brincadeiras, dentre elas a confecção de bonecas. Utilizou jornal em rolinhos para que cada criança confeccionasse a sua boneca.
Vejam momentos e resultados.


Boneca de Lata - 1º Ano do Ensino Fundamental

A professora Eduarda realizou atividades com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental para resgatar brincadeiras infantis. Com o trabalho sobre a música Boneca de Lata
Boneca de Lata
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Depois de trabalhar diversas atividades a turma preparou uma massa de leite condensado e leite ninho para que cada criança confeccionasse sua boneca de docinho.
Vejam alguns momentos do trabalho.



Fórum da Juventude


A Banda do CIEP apresenta-se no Fórum da Juventude.



Eleições 2012

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." ( Paulo Freire )

ELEIÇÕES NA FLORESTA
ANO ELEITORAL, ASSIM, EM OUTUBRO, OS CIDADÃOS DE CADA CIDADE APTOS DEVERÃO ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES PARA O CARGO DE PREFEITO E VEREADOR. SENDO ASSIM, ESTA  UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA ABORDAR O TEMA NA ESCOLA, COM FOCO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA,  A PROFESSORA ANDRÉIA DOS SANTOS, VIU  AÍ UMA BANDEJA CHEIA DE DESCOBERTAS PARA  SEUS ALUNOS DO 4º ANO, QUE RESOLVERAM EXPLORAR E USAR A CRIATIVIDADE PARA AGITAR A ESCOLA COM UMA ELEIÇÃO DIFERENTE. O TEXTO “ELEIÇÃO NA FLORESTA” SERVIU DE BASE PARA O TRABALHO E APARTIR DAÍ, EM GRUPOS, CRIAR  CANDIDATOS, PARTIDOS, SIGLAS  E  PLANOS DE AÇÃO DE CADA CANDIDATO, IMAGINANDO SUA CANDIDATURA PARA UMA ELEIÇÃO QUE SE  REALIZARIA NA FLORESTA. VALE DIZER QUE OS PERSONAGENS DESTA CAMPANHA SÃO ANIMAIS ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS, SIGLAS E PARTIDOS CRIADOS POR ELES MESMOS. AS PROMESSAS DE CAMPANHA? TUDO CRIATIVIDADE DELES!  É IMPORTANTE DESTACAR QUE FOI FEITA UMA DISCUSSÃO E PESQUISA ACERCA DOS COMPROMISSOS DE CADA UM DOS CARGOS, ASSIM COMO NOSSA RESPONSABILIDADE ENQUANTO ELEITORES E RESPONSÁVEIS POR ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES. APÓS CRIAREM SEUS PARTIDOS E PROJETOS, PARTIU-SE PARA A PRÁTICA DA ELEIÇÃO, ONDE,  PASSARAMNAS SALAS DE AULA, APRESENTANDO AOS ALUNOS  SUAS PROPOSTAS E ASSIM BUSCANDO OS VOTOS  PARA SEUS CANDIDATOS.
APÓS A VOTAÇÃO, FOI REALIZADA  A CONTAGEM DOS VOTOS E EM SEGUIDA A CONFECÇÃO DE GRÁFICOS, PONTUANDO CADA VOTAÇÃO DAS SALAS E A VOTAÇÃO TOTAL.
O TRABALHO NÃO TERMINOU, AINDA TEM MUITA  NOVIDADE  PELA  FRENTE!!!
OS PARTIDOS CRIADOS FORAM:
  • PARTIDO DOS FELINOS VALENTES – PFV, OS CANDIDATOS SÃO LEÃO E  LEOA.
  • PARTIDO DOS ANIMAIS DIFERENTES – PAD , CANDIDATOS SÃO SAPO E BORBOLETA
  • PARTIDO DOS ANIMAIS ABANDONADOS – PAA- CANDIDATOS SÃO ARANHA E CENTOPÉIA
  • PARTIDO PROGRESSISTA SELVAGEM – PPS , CANDIDATOS SÃO ONÇA E LEOPARDO
  • PARTIDO DOS ANIMAIS SEM DONO – PASD , CANDIDATOS SÃO CÃO E CADELA.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mais Educação: Visita à FRUKI



Os alunos que frequentam o Mais Educação visitaram a FRUKI para conhecer a produção de refrigerantes e água mineral. Além disso, os alunos observaram a preocupação da empresa com o meio ambiente.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Debate da Cidadania

No refeitório da escola, n primeiro semestre, reunindo autoridades e comunidade escolar.

Escola Aberta para a Cidadania


No sábado, 04 de julho, as Coordenadorias de Santa Cruz do Sul (6ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Soledade (25ª CRE) e Estrela(3ª CRE) reuniram-se para um dia de formação destinado a diretores, monitores e oficineiros que estão inseridos no Programa Escola Aberta para Cidadania. O encontro ocorreu a partir das 9h, na Escola Estadual Carlos Fett Filho, de Lajeado, que integra o programa.

O Projeto Escola Aberta para a Cidadania faz parte do contexto de ações  em prol da aprendizagem e inclusão social da Escola Santo Antônio há 8 anos. A única escola a não interromper o trabalho nos finais de semana desde que ingressou no Programa, onde participam uma média de 800 pessoas por mês, cem diversas oficinas. Entre elas: Culinária, Artesanato, Teatro, Violão, Recreação, Esporte e Música, como podemos ver nas imagens abaixo. Além disso, mantem-se aberta à diversas atividades da comunidade, como Clube de Mães, Igreja, etc.
Os colaboradores são João de Farias, Elizete Mertz, Eduardo Dutra, Samuel Araújo, Liane Mariano, além de outros colaboradores que fazem um trabalho voluntário dedicado e comprometido.
O Trabalho é acompanhado e coordenado pela direção da escola.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais Educação: Oficina de Capoeira




   Desenvolvimento Motor

           É a atividade psicomotora, que proporciona à criança conhecer e ampliar os movimentos do seu próprio corpo. Despertando noções de ritmos, equilíbrio, espaço, lateralidade, tempo e autoconfiança são desenvolvidados.
           Gingar, esquivar (proteger), au (estrelinha), são vocabulários usados durante a roda.
           Nos aquecimentos os movimentos básicos são trabalhados (correr, parar, rastejar, pular, saltar, virar cambalhota e relaxamento) da forma mais lúdica possível.

Desenvolvimento  Cognitivo

          É uma atividade de atenção e concentração na realização dos movimentos, os quais são feitos individualmente, em dupla ou até mesmo em grupo. Na Capoeira respeita-se o ritmo e capacidade de cada faixa etária.


           Desenvolvimento da Linguagem

          Através das canções próprias da Capoeira, desenvolve-se a linguagem, ampliando o vocabulário, a criança interage enquanto canta, dramatizando as letras descobrindo ritmos variados.


          Desenvolvimento Sócio-Emocional

          Compartilha em grupo no qual possui regras que são combinadas (mesmo com crianças bem pequenas, respeitando seus limites) possibilitando a interiorização das disciplinas.