contra o despudor, a favor da liberdade
contra o autoritarismo, da autoridade
contra a licenciosidade, da democracia
contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante
contra qualquer forma de discriminação,
contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar.
Fonte: Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra. 1997, pp 115-116.
Fonte: Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra. 1997, pp 115-116.
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário