"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 8 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher

Homenagem AEBA
A história por trás do Dia das Mulheres no Brasil
O Dia das Mulheres é comemorado em todo o mundo em 8 de março, mas você sabe por que essa data foi escolhida? Ela tem origem na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos iguais, que teve início no final do século XIX e início do século XX. Em 1908, mulheres trabalhadoras de uma fábrica têxtil em Nova York fizeram uma greve exigindo melhores salários, redução da carga horária de trabalho e o direito a votar.
Em 1909, em homenagem a essa greve, foi celebrado o primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi proposta a criação de um Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas das mulheres e incentivar a luta por seus direitos. A data escolhida foi 8 de março.

Da resistência à celebração: a evolução do Dia das Mulheres no Brasil
No Brasil, o Dia das Mulheres começou a ser comemorado na década de 1920, mas a data só foi oficializada em 1980, durante o governo do presidente João Figueiredo. Desde então, a data é comemorada em todo o país e é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas das mulheres e sobre as lutas que ainda precisam ser travadas.
No início, o Dia das Mulheres era marcado por manifestações e protestos, mas ao longo do tempo, a data se transformou em uma celebração, com flores, presentes e mensagens de carinho e respeito para as mulheres.

Direitos femininos conquistados no Brasil: um olhar sobre a história
A história das mulheres brasileiras é marcada por lutas e conquistas importantes na busca por igualdade de direitos. No Brasil, as mulheres conquistaram uma série de direitos ao longo dos anos, por meio de mobilizações, protestos e movimentos feministas.
Uma das mais importantes conquistas femininas no Brasil foi a garantia do direito ao voto. Em 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar e serem eleitas, graças à atuação de importantes figuras do movimento sufragista, como Bertha Lutz e Carlota Pereira de Queiroz.
Outra importante conquista das mulheres brasileiras foi a criação da Lei Maria da Penha, em 2006. Essa lei foi criada com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres e prevê medidas de proteção e punição para os agressores.
Apesar de todas essas conquistas, ainda há muito a ser feito na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. A desigualdade salarial entre homens e mulheres, por exemplo, ainda é um problema grave em nosso país. Além disso, a violência contra a mulher ainda é uma realidade presente na vida de muitas brasileiras.

Como as mulheres brasileiras celebram o Dia Internacional da Mulher
Uma das maneiras mais populares de celebrar o Dia Internacional da Mulher no Brasil é realizar eventos e manifestações públicas. Marchas, passeatas e protestos são comuns em todo o país, com mulheres se unindo para fazer suas vozes serem ouvidas e chamar a atenção para questões importantes relacionadas aos direitos das mulheres. Esses eventos muitas vezes envolvem discursos de líderes feministas, música e performances.
Outra forma popular de comemorar o Dia Internacional da Mulher no Brasil é realizar festas e eventos particulares. As mulheres se reúnem com amigos e familiares para celebrar a ocasião, muitas vezes com comida, bebida e música. É um momento para as mulheres se unirem e desfrutarem da companhia umas das outras, além de refletirem sobre o progresso que foi feito e o trabalho que ainda precisa ser feito para alcançar a igualdade de gênero.

Por que o feminismo continua sendo necessário nos dias atuais?
O feminismo é uma corrente de pensamento e movimento social que surgiu no final do século XIX e que luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. No entanto, mesmo após mais de um século de luta, o feminismo ainda é necessário nos dias atuais.
No Brasil, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios em sua luta por igualdade, como a disparidade salarial, a violência de gênero, a falta de representação política e a limitação de seus direitos reprodutivos. Além disso, há ainda muitos preconceitos e estereótipos que dificultam a vida das mulheres em diversos setores da sociedade, desde o mercado de trabalho até o ambiente doméstico.
A luta feminista, portanto, continua sendo necessária para conscientizar a sociedade sobre esses problemas e buscar soluções para superá-los. É preciso que homens e mulheres se unam nessa luta para que se possa construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Quais foram as principais mulheres da história?
Ao longo da história, muitas mulheres tiveram um papel importante na luta pelos direitos femininos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Dentre elas, destacam-se:
     - 
Simone de Beauvoir: filósofa francesa que escreveu o livro "O Segundo Sexo", considerado um marco do feminismo.
     - 
Susan B. Anthony: ativista americana que lutou pelo direito ao voto feminino.
     - 
Rosa Luxemburgo: ativista política alemã que defendia a luta de classes e os direitos das mulheres.
     - 
Frida Kahlo: pintora mexicana que retratou em suas obras a dor e a luta das mulheres.
     - 
Malala Yousafzai: ativista paquistanesa que luta pela educação feminina e pelo direito das mulheres à igualdade.
     - 
Chimamanda Ngozi Adichie: escritora nigeriana que aborda em suas obras temas como o racismo, o sexismo e a discriminação.Essas mulheres, e muitas outras, tiveram um papel fundamental na história da luta pelos direitos femininos e inspiraram gerações de mulheres a seguir lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.   Fonte -  smallworldfs


EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

Nenhum comentário: