"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 2 de março de 2022

Uso de máscara para crianças até 12 anos !?!?!

"Com o Decreto 56.403, de 26/2/2022, publicado no Diário Oficial do Estado, o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixa de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de 
A justificativa da SES também reforça a importância da vacinação para que vírus respiratórios sejam mitigados. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.
Até o momento, a regra vigente no Rio Grande do Sul seguia a orientação prevista na Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Conforme o parecer técnico do Cevs, “ainda que exista legislação federal que preconize o uso obrigatório para pessoas acima de três anos, considerando o longo período em que não há atualização da legislação, considerando que nos últimos 24 meses não se apresentaram evidências robustas que comprovem o benefício da obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas faixas etárias, considerando que sem benefício comprovado é obrigação dos profissionais da saúde primar pelo não malefício, considerando que a orientação é garantir o uso adequado de máscara, conclui-se que não há base técnica que suporte a obrigatoriedade de máscaras indiscriminadamente na faixa etária de três anos até 11 anos”.
  Fonte - estado
Em matéria no clicrbs, publicada dia 27/fev. por André Malinoski - com o título "Especialistas criticam decisão de Eduardo Leite que desobriga uso de máscaras por crianças até 12 anos" - o infectologista Alexandre Zavascki comenta “Essa é uma medida sem nenhum sentido e benefício para a saúde pública”.

"Apesar da volta das aulas no formato presencial, o governo do Estado determinou que o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos de idade deixou de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento. 
decreto 56.403, publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio Grande do Sul, em plena noite deste sábado de Carnaval (26), informa ainda que, para crianças entre seis e 11 anos, a máscara passa a ser protocolo recomendado. A decisão deixou especialistas da área médica inconformados.

– Essa é uma medida sem nenhum sentido e benefício para a saúde pública. Ela vem na contramão dos cuidados que a sociedade toda se estruturou para fazer. Ainda estamos com muitos casos de contaminação acontecendo todos os dias. É o momento de maior número de acometimento de crianças por covid-19. Desde 2020, esse é o instante em que todas as crianças estão em ensino presencial  – critica o chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki. 

O infectologista segue adiante em suas impressões sobre a medida do governador Eduardo Leite.

— Retirando-se a máscara, porque esse é o efeito prático para a maioria das pessoas, justamente em uma parcela da população (crianças) que foi atingida por uma campanha antivacinação, em que houve uma adesão muito pequena, coloca-se em risco não apenas a saúde das crianças, como o andamento do ano escolar. Acontecerão mais surtos nas escolas, várias crianças ficarão doentes e haverá o risco de se interromper o ensino de uma classe inteira. Além disso, coloca-se em risco ainda os professores e os funcionários das escolas, alguns idosos ou com comorbidades — avalia Zavascki." Fonte – gauchazh
Clique aqui e acompanhe toda a reportagem!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

Nenhum comentário: