"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Mês da Consciência Negra

"DEVERES CUMPRIDOS, DIREITOS RECUSADOS" é o título do texto do professor Gilson dos Anjos, publicado no jornal O Informativo do Vale, página 2, dia 4 de novembro último, que reproduzimos abaixo.
"Estamos iniciando mais um mês de novembro em que nacionalmente demarcamos o “Novembro Azul” campanha de conscientização realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade e, em especial aos homens com relação aos cuidados com doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico do câncer de próstata.
Outra campanha nacional relevante no mês de novembro, diz respeito ao mês da Consciência Negra, pela qual a sociedade brasileira é chamada a refletir sobre as relações humanas, especialmente no que tange aos aspectos étnicos, aja visto, que no Brasil assim como em muitos outros países da América e da Europa a economia se alicerçou por mais de trezentos anos, no processo de escravização de nativos da América e posteriormente de povos africanos.
Oficialmente, a escravidão no nosso país, teria sido interrompida em 13 de maio de 1888. Na prática, assim como hoje, muitas leis não são cumpridas, no passado mais significativamente os senhores latifundiários as ignoravam, 
especialmente quando as mesmas os prejudicavam.
Assim, o Brasil que foi uma das últimas nações a “abolir” de forma oficial a 
Professor Gilson dos Anjos

escravidão, impôs aos descendentes desta casta de escravos, uma vida de penúria. Sem indenização pelos séculos de trabalhos forçados que alimentaram a economia colonial e as décadas de igual trabalho no período conhecido como Brasil Imperial (1822-1889).
A República chegou e 22 anos após a assinatura da Lei Nº 3.353 de 13 de maio de 1888, denominada Lei Áurea, que declarava extinta a escravidão no Brasil não impedia que os marujos da Marinha Brasileira fossem tratados como se escravos fossem ao ponto de implodir a Revolta da Chibata (1910).
A Revolta da Chibata é historicamente, a primeira manifestação dos sujeitos negros brasileiros  a clamarem pelo reconhecimento de sua condição de pessoas portadoras de direitos, já que seus deveres, eles vem cumprindo rigorosamente desde que aqui foram implantados em 1549."
Autoria - Professor Gilson dos Anjos


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
EEEM Santo Antônio - 25 anos compromisso com a comunidade Santo Antônio!

Nenhum comentário: