"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 30 de junho de 2019

... aprendizado para a criança ...

Imagem com foto do filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Mário Sérgio Cortella, com a mensagem:
"Os adultos devem levar em conta que a forma de aprendizado para a criança, 
especialmente até os 9 anos, não é argumentativa, é exemplar."

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sábado, 29 de junho de 2019

O Dragão de Gelo


Obras novas na biblioteca escolar do PNLD - Plano Nacional do Livro Didático.
"O dragão de gelo", de George R.R. Martin, obra que o autor dos livros que deram origem à série "Game of Thrones" dedicou ao público infanto-juvenil, é a história de uma menina que não se integra em sua família e constrói uma amizade com um ser fantástico: um dragão de gelo. Um conto que mostra que mundos diferentes podem conviver em harmonia. Conheça este e todos os nossos livros selecionados para o PNLD 2018 Literário e faça a sua escolha para levar os melhores livros para dentro de sala de aula.
Fonte - facebook
Links:
Clique aqui e acompanhe o livro "O Dragão de Gelo" online.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Círculo da Paz - Turma 91

Na  quarta-feira, dia 19 de junho foi realizado um Círculo de Respeito e Empatia com a turma 91. 
A Diretora Nadir e a Supervisora Verani  foram as facilitadoras do trabalho.
A dinâmica do trabalho foi idêntica à das outras turmas dos Anos Finais e os envolvidos(as) debateram sobre seus sentimentos, argumentando no sentido de amenizar as próprias diferenças.
Empatia e Respeito são e foram os pontos trabalhados na atividade.
Abaixo e ao lado fotos do encontro.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Reflexão sobre Festas Escolares

Refletindo e pesquisando sobre a escola, nos deparamos no site gestaoescolar, em reportagem de Julia Priolli, 01 de Junho de 2008, a matéria com o título "10 erros mais comuns nas festas escolares", com a Tag PRECONCEITO.
Lendo o texto de Julia Priolli a crítica às festas escolares onde ela, no subtítulo da matéria faz um breve histórico do conteúdo do texto - "Aulas perdidas, desrespeito à diversidade cultural e à liberdade religiosa... Saiba como evitar esses e outros equívocos."
"Durante o ano, temos 11 feriados nacionais - na média de um a cada cinco semanas -, um monte de datas para lembrar pessoas (Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, do Índio) e fatos históricos (Descobrimento do Brasil, Proclamação da República). Sem contar os acontecimentos de importância regional. Nada contra eles. O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. "
A reportagem é interessante!

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Projeto de Reagrupamento Tempo Integral

Hoje teremos a realização de mais uma etapa do "Projeto de Reagrupamento do Tempo Integral", com a realização de oficinas pedagógicas, que são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Trata-se de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos.
Grupos e oficinas que contam com estudantes de todos os anos e turmas do Tempo Integral.
Abaixo fotos da Oficina de "Jogos Pedagógicos" coordenada pela professora Rose Pilz.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Grande Sertão: Veredas

Hoje recebemos exemplares, para a biblioteca Dulce Elaine Monteiro, de uma das obras mais importantes da Literatura Brasileira - "Grande Sertão: Veredas" de João Guimarães Rosa, através do PNLD.
"O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público."  Fonte - mec
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:
esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem”.
"O romance Grande Sertão: Veredas”, publicado em 1956, é uma das obras mais emblemáticas do escritor brasileiro modernista João Guimarães Rosa e uma das mais importantes da literatura brasileira.
Foi traduzida para muitas línguas e recebeu diversos prêmios, dos quais se destaca o Prêmio Machado de Assis, recebido em 1961.
Guimarães Rosa, o autor da obra, nasceu em Minas Gerais, foi médico, diplomata e escritor, sendo também um grande estudioso da cultura popular brasileira. Ele representa um dos mais proeminentes escritores da terceira fase modernista no Brasil.
Por meio de uma linguagem coloquial, regionalista e original, a história do romance acontece em Goiás e nos Sertões de Minas Gerais e Bahia. A obra retrata as aventuras e peripécias do ex-jagunço Riobaldo e de seu grande amor: Diadorim." Fonte - todamateria

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Oficina de Grafite

A oficina de “Grafite”, é uma das ações advindas do Projeto A Cultura de Periferia para o Empoderamento e Autocuidado em Saúde. Este projeto surge a partir do Projeto Interdisciplinar de Cuidados em Saúde - PI, que ocorre desde 2009, junto à comunidade do bairro Santo Antônio. Atualmente integra o Programa “Saúde e Qualidade de Vida”.
O projeto atende estudantes de 11 a 15 anos regularmente matriculados na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio. E tem como principal objetivo trabalhar com o conceito ampliado de saúde a partir de ações de cuidado em saúde através da valorização de diferentes manifestações da “Cultura de Periferia”.
A equipe do projeto é composta, principalmente, por estudantes voluntários de diferentes cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari, sempre acompanhados por professores responsáveis pelas ações do projeto.
As atividades desta oficina, realizada na segunda-feira (10/06), fazem parte das ações deste projeto. Nesse dia, a escola recebeu a presença da artista voluntária Luisa Born. A realização da oficina foi planejada para ser realizada em 3 encontros, em segundas-feiras a tarde. No primeiro encontro, os alunos da EEEM Santo Antônio, puderam escolher o local a serem feitas as artes, além de conhecer a voluntária e artista profissional que acompanha as atividades. No segundo encontro, todos tiveram contato com os sprays, com orientação da artista. Com esse desenvolvimento, os alunos se tornaram hábeis a entender as práticas e técnicas da utilização de sprays, para depois, colocá-las em prática, em dois muros, localizados no pátio interno da Escola. Ao terceiro encontro, a oficina Grafitar foi colocada em prática, onde os alunos se dispuseram a apresentar diferentes formas artísticas, compartilhando saberes e ideias entre os alunos e voluntários.
Abaixo e ao lado podemos acompanhar momentos dos encontros de voluntários e estudantes de diferentes cursos de graduação da UNIVATES com estudantes na escola.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

domingo, 23 de junho de 2019

A escola ...

Imagem com a frase:
"A escolas é sua segunda casa, respeite-a!
Estamos de braços abertos para recebê-los!"

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sábado, 22 de junho de 2019

Dinâmica das cores

Dinâmica das Flores é o nome do projeto desenvolvido pela professora Bernadete nas aulas de Ensino Religioso com a turma 92 do Ensino Fundamental.Abaixo reproduzimos material recebido pela professora.
"Dinâmica reunião das flores - Partindo da dinâmica reunião das flores, onde a turma 92 se envolveu, se distraiu e sorriu, foram coloridas flores de espécies diversificadas e reunidas em grande grupo formando uma bela borboleta.
A borboleta como sabemos tem uma grande importância na vida das flores, pois ajuda na polinização assim como os pássaros.
DINÂMICA DE GRUPO: REUNIÃO DAS FLORES
Em um lugar muito distante havia um lindo jardim que na primavera recebia muitos visitantes atraídos pela beleza de suas flores.
O jardineiro cultivava com muito amor todas as flores e conversava carinhosamente com todas elas. Certo dia ele resolveu fazer uma reunião na tentativa de compreender o comportamento de cada uma e teve uma agradável surpresa.
A primeira a se apresentar foi a MARGARIDA que levantou e saudou as colegas dizendo: 
- Estou feliz por estar com todos vocês!
O encontro prometia ser bastante caloroso e animado. Um dos participantes já havia demonstrado interesse por certa flor, era o CRAVO que ao ser solicitado, sem pestanejar, sai rodopiando e cantarolando;
- “A rosa vermelha é do bem querer, a rosa vermelha e branca hei de amar até morrer”.
A ROSA ao ouvir a declaração de amor do cravo ficou mais vermelha ainda e muito emocionada cantou:
- “Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você”.
A reunião continuava com todos querendo se apresentar da melhor maneira possível. Chegou à vez da ORQUÍDEA que também quis manifestar sua satisfação em participar da reunião e cantou:
- “Quando eu estou aqui eu vivo este momento lindo, olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo...”
Todo mundo queria expressar de alguma forma a alegria do encontro, foi quando a VIOLETA manifestou o seguinte pensamento de Guimarães Rosa:
- “O senhor... mire e veja. O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. É o que a vida ensina”.
A HORTÊNCIA também quis mostrar seu talento artístico cantando, mas só sabia dizer:
- Amor I love you, Amor I love you, Amor I love you, Amor I love you, (bis).
Olhando ao redor viu-se de longe, altaneira, o lindo GIRASSOL que acompanhava as apresentações, observando e pensando como poderia manifestar-se para os colegas. Decidiu então dizer a seguinte frase:
- “Sempre que nos reunimos nossa amizade se fortalece e o néctar que produzimos dá melhor qualidade ao mel”.
O JASMIM já estava inquieto. Queria cantar, mas não sabia. Então feito moleque sapeca convidou a todos para cantarem bem alto:
VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, CANTAR E CANTAR E CANTAR, A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ, AI MEU DEUS, EU SEI, EU SEI, QUE A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR E SERÁ. MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA: É BONITA, É BONITA E É BONITA!
O jardineiro daquele dia em diante passou a reunir-se com mais frequência e deleitar-se com a beleza de todas as flores, a cada encontro.
Curiosidades;
Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume e às vezes com cheiro de materiais em decomposição. É grande a variedade de cores, tamanhos e perfumes das flores, sendo que cada uma dessas características desempenha um papel fundamental para a planta. O principal papel da flor é a reprodução, por isso cada planta é portadora de uma estratégia única de atração de polinizadores.
Uma grande quantidade de plantas é polinizada por insetos. Acredita-se, inclusive, que insetos e plantas coevoluíram. Dentre os insetos, podemos citar a polinização por besouros, abelhas, mariposas e borboletas.
As flores polinizadas por mariposas e borboletas apresentam estruturas que permitem que o néctar seja acessível somente para espécies com o aparelho bucal longo. Essas flores possuem cores variadas incluindo o vermelho, que é visível para esses insetos. As plantas que são polinizadas por mariposas apresentam coloração mais pálida, uma vez que esses animais são noturnos
Durante o projeto realizado os alunos descobriram que assim como a borboleta sofre metamorfose, as pessoas também passam por um processo semelhante. Na nossa vida entramos em casulos e sofremos várias metamorfoses, e cada nova asa que criamos saímos mais fortes e mais floridos.
Parabéns turma 92 pelo empenho na elaboração do trabalho! 

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.