"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Um garoto chamado AMOR

Aula de Ensino Religioso: Um garoto chamado AMOR        
A professora Soraia, nas aulas de Ensino Religioso, trabalhando o Projeto “QUEM AMA CUIDA, proporcionou uma técnica de sensibilização e integração com os alunos do 6º ano; afinal, temos que estar  em paz e amarmos a nós mesmos, para depois cuidarmos e ajudarmos nosso próximo.
Os alunos copiaram a “mensagem”, e em seguida, foi feita uma leitura e reflexões, através de questionamentos orais da professora:
Qual a parte da mensagem que mais lhe chamou atenção?
O que você aprendeu com a mensagem?

À seguir ,“falas” de alguns alunos e a técnica:“Eu aprendi que podemos encontrar a paz em muitas coisas que a que a gente faz: dando  um alimento ou agasalhos para alguém que precisa e ajudando os colegas que têm dificuldades em aprender.”                                             Talis Silvestre (12 anos) 


“O menino procurava tanto a paz, que um dia chegando na escola, viu que os seus colegas estavam felizes, e foi assim, que ele descobriu que a paz estava dentro dele e dos colegas, como dentro de cada um de nós.”                                                               Misaiane B. Agostini (11 anos)

“Para conquistarmos os amigos, precisamos ter respeito, amizade, conversar com eles e ajudá-los, para encontrarmos primeiro a paz dentro de nós e amar cada pessoa, que assim também nos transmitirá paz.”Paulo Eliseu Bairros (14 anos)

Desenvolvimento: alunos sentados em círculo, e a professora, faz a leitura da mensagem, e cada vez que aparecerem as palavras abaixo, eles fazem o que se pede.

PAZ - aperto de mão
GARRA - troca de lugar
BEM VINDOS - bate palmas
AMOR - dá um abraço
SORRISO - dá gargalhadas

    Um garoto chamado AMOR
Era uma vez um garotinho chamado AMOR.  AMOR sonhava sempre com a PAZ. Para ele, a vida só teria sentido quando descobrisse a PAZ. Assim, o AMOR saiu à procura da PAZ. Chegando junto ao colégio onde estudava, encontrou seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios. E foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu que existia PAZ no seu interior, e sentiu que não basta só dar um SORRISO.
Nesse momento, com os seus pensamentos, a turma gritou bem forte:
- AMOR AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
AMOR respondeu com muita GARRA:
- Sim, encontrei a PAZ, pois ela está dentro de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO bem bonito para o colega do seu lado, transmitindo AMOR, PAZ e que todos sejam BEM VINDOS.
Um beijo no coração de todos.