"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 11 de março de 2022

No chão da escola: por uma infância que voa, de Marcelo C. Bueno

Texto da Professora Caliana Zellmann a partir do livro: 
"No chão da escola: por uma infância que voa", de Marcelo Cunha Bueno 
Chão, escola, infância, voa… palavras que se destacaram diante dos olhos. Foi uma leitura muito significativa. Tão significativa que resolvi compartilhar minhas percepções através desta escrita.
Quando se começa ou deveria começar a voar? O que de tão singular marca os voos de cada criança? Quais voos valem a pena? O que aprender com cada voo? A escola é um lugar de voos?

Algumas crianças/adolescentes voam  com mais coragem, outras mais tímidas em alçar voo. Voos tranquilos, desafiadores, prazerosos, frios, quentes. Voos que ficam, voos que vão.

É mais ou menos assim que enxergo o começo. E conhecemos esse começo como infância. É lá que se aprende a querer voar. Infância é voo, mas também é chão. Compreendi de maneira mais significativa que infância é afeto, é miudeza. E é isso mesmo. Ou melhor, é isso e muito mais. É viver de maneira bonita, é começar a aprender a ser gente, é se aventurar, é escutar sim e não, é também conhecer “quem manda”, é entender limites. É aprender que existe o tempo do relógio, mas também todos os outros tempos.

E como colocar isso tudo dentro da escola, já que a escola é um espaço que fica dentro do espaço da infância/adolescência?!

Em um dos primeiros capítulos, chamado Porque é bom entrar na escola, o autor fala de um espaço de fazer sentido, de um espaço que muda a vida de todos envolvidos, que transforma. E eu, como professora, entendo que a escola é um território fértil para se fazer memória.

Todos temos lembranças dos tempos de escola. Dos conteúdos, dos professores, das relações que, por vezes, são conservadas ao longo do tempo. “Esse é meu amigo desde o tempo de escola…” Tão bacana!

Escola também é espaço das diferenças. É espaço de aprendizado do respeito, da compreensão, da paciência, do aprender a escutar, do aprender a ser mais empático com o outro. Algo que não é tão fácil assim, mas que depende muito desse espaço que a escola se torna (ou deveria) na vida das pessoas.

As relações com o outro e consigo mesmo vão se estabelecendo no dia a dia. E é também na escola, no convívio com a diversidade, que podemos buscar melhores maneiras de ser e de se estar com o outro. É na construção coletiva que se fazem pessoas. Escola e famílias se fazem melhores.

No livro, o autor traz uma reflexão importante acerca do papel de quem, para ele, é protagonista da escola, desse lugar tão rico das diferenças.

E como ficam os professores nessa história? Como se sentem as figuras mais importantes desse processo? Tudo vale mais do que nós, educadores. Os produtos, as marcas, as gôndolas, os apostilados, as metodologias, as atividades extras. Desvalorizados e esvaziados em sua essência. Despotencializados da autoria de seu trabalho. Desautorizados de serem sujeitos da ação educativa. Isso está errado. Somos nós, os educadores, que fazemos a escola funcionar. Somos nós os que colocamos em prática os currículos das escolas. Somos nós que deveríamos ser os autores das boas escolas. Não é? (BUENO, 2018, p. 22.)

Uma reflexão forte, mas que fica mais sútil se pensarmos que há muitos professores que já fazem a diferença na escola e nessa infância que voa (ou deveria). Falo com a certeza de que, diariamente, há professores que conseguem fazer – e isso não é tarefa simples, é algo a ser construído por cada um – as crianças voarem.

Não quero romantizar o papel do professor. O que estou trazendo aqui é algo que vai além disso, pois é importante lembrar de seus voos e perceber o quanto podíamos ter voado mais, pois agora, quem já fez seus voos é que ensina e faz voar.

Assim pensando, me pergunto: o quanto de sutileza tem no nosso olhar na sala de aula para esses aprendizes de voo? O que podemos fazer para que sintam desejo de voar? E a qualidade desse voo, como será?

Para mim, o fazer voar é recheado de afeto. E nos últimos tempos, tenho pensando muito no quanto a escola e a infância são lugares de dedicação a isso.

É incrível pensar que em cada voo pode haver uma grande quantidade de afeto. E quando falo em afeto, falo no sentido mais peculiar da palavra. Como é importante afetar as crianças e sentir-se afetado por elas. Como é bom construir um olhar generoso diante daqueles que crescem diante de nós. Mas como é bom também construir um olhar generoso pela profissão que faz o outro voar.

Desse jeito, generoso, mais do que nunca, tenho me sentido uma passarinha da infância. É e tão bom voar!

Foi realizada a leitura, discussão e os professores responderam as seguintes questões:

- Que ações são necessárias no nosso fazer pedagógico para auxiliarmos nossos estudantes a voar?

- Que voos nós queremos que nossos alunos alcancem?

- O que dará asas aos nossos estudantes?

- Como vamos conhecer nossos estudantes para ajudá-los a voar?


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

quinta-feira, 10 de março de 2022

Álgum de Fotos de 2022

"Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões."

Iniciamos nosso Álbum de fotos de 2022 com todas as fotos referentes à abertura do Ano Letivo na escola, à acolhida dos funcionários e professores e à atividade organizada pelas professoras e estudantes das turmas 11 e 12 onde desenvolveram o tema Carnaval e das atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher.
Parabéns a todos e todas pelo trabalho!



Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

quarta-feira, 9 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher na escola

Ontem a tarde, conforme cronograma da "Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher", participamos da ação que ocorreu na frente da escola às 15h30min.
Internamente as turmas também refletiram sobre a data e momentos coletivos de reflexão e muita música também foram realizados.
Na primeira hora na manhã, na Sala das Professoras as mulheres folham acolhidas com bela decoração, mimo e mensagem a todas as professoras e funcionárias da escola.
"É com você mulher!
Tenho certeza que em algum momento do seu dia, você achou que poderia ter feito melhor do que fez. Seja no trabalho, nos cuidados pessoais, na sua casa, na sua família, como mãe, esposa, amiga, irmã... Nos cobramos em dar o nosso melhor, semtimo-nos pressionadas a fazer mais e sempre mais... Será mesmo que precisamos fazer assim, o tempo todo?
Não, você não precisa disso! Você pode se permitir ser fraca, chorar, ter vontade de desistir e sabe porqu}e? Porque você é forte, corajosa, lutadora, amável, amiga, dedicada... E pode ser o que você quiser. Você é mulher! Um ser amado e cheio de dons que você sabe que tem. Pelo que é e pelo que você pode ser, receba o nosso parabéns pelo Dia da Mulher!
08 de março de 2022 EEEM Santo Antônio

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

terça-feira, 8 de março de 2022

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Muita coisa mudou no mundo. Mais direitos a cada ano, muitos deveres também. Mas o que não muda, ano após ano, é o que cada mulher traz em si. O espírito de luta, a dedicação ao outro, a combatividade, a alegria e a capacidade de amar, a indignação diante da injustiça.
Que este 8 de março não seja um dia a mais no calendário. Que transcenda aos buquês de flores, abraços e doces palavras. Que cada buquê de flor,  cada abraço, cada palavra seja sinônimo de solidariedade e igualdade, de justiça e humanidade, de respeito e admiração por uma caminhada iniciada a quase cem anos e trilhada por milhões de mulheres que compõem esta história.

Fonte - youtube

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá


segunda-feira, 7 de março de 2022

Conselheiros(as) de Turma

"Os(as) Professores(as) Conselheiros(as) tem como função estimular a turma a melhorar o rendimento escolar, a disciplina, o relacionamento interpessoal e intergrupal. Bem como inteirar-se, periodicamente, do rendimento e do comportamento dela com o corpo docente, além de trabalhar a fidelização dos estudantes."
Com esta importante missão, na quarta-feira, dia 02, foram definidos(as) os(as) Professores Conselheiros(as) das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Abaixo apresentamos os(as)
Professores(as) Conselheiros(as) das turmas:





Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

Amanhã - Dia Internacional da Mulher

Programação para o Dia Internacional da Mulher.
Participem!

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá

Climatização em Sala de Aula

Abaixo reproduzimos postagem  de
site climaminas, de 26 de setembro de 2019 com o título - "Climatização em sala de aula: qual é a
importância do ar-condicionado nos estudos
". 
"Na escola o ar-condicionado se tornou muito importante para o desempenho nos estudos. Isso acontece porque o conforto do ambiente escolhido (e isso inclui a temperatura ambiente) influencia muito no humor, na concentração e até mesmo na saúde dos alunos. A climatização em sala de aula se tornou tão necessária quanto em casa, já que muitos estudantes passam horas do seu dia nesses locais.
Em geral a maior preocupação quanto ao conforto térmico se dá no verão. Na maior parte do País o calor é extremo e tem sido cada vez mais difícil lidar com ele. Porém, os dias frios também representam um problema para os estudantes, principalmente no sul.
Como você pode ver, hoje em dia o ar-condicionado virou uma necessidade básica para garantir o bem-estar de alunos e professores. Veja alguns benefícios proporcionados pela climatização em sala de aula:
Conforto térmico auxilia o aprendizado

Estudar já exige naturalmente um maior esforço intelectual, atenção e foco. Sem conforto térmico o nosso corpo “reclama” da temperatura, transpiramos em excesso, podemos sentir cansaço, tontura, sono, indisposição e até mesmo falta de ar, sem falar em problemas como pressão alta ou baixa que se intensificam no calor.

É comum que muitos alunos não consigam ficar na sala de aula e precisem sair para tomar água ou achar um local mais fresco. No frio muitos acabam se atrasando ou nem indo para a escola de manhã e no fim do dia são liberados com antecedência.

Todos esses fatores podem afetar a concentração e o rendimento dos alunos, além das constantes faltas por problemas de saúde causados pelo mal-estar sentido no calor.

Para se ter uma ideia da importância da climatização, a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a capacidade de aprendizado, segundo informações do grupo DN Qualindoor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Benefícios do ar-condicionado em sala de aula

   - Proporciona conforto e bem-estar;
   - Facilita a concentração;
   - Garante mais saúde;
   - Diminui faltas;
   - Melhora o desempenho escolar;
   - Torna o momento de estudo mais prazeroso;
   - É um item cada vez mais exigido por pais e alunos.

Qual é a temperatura ideal em sala de aula?

Não existe uma regulamentação para a temperatura em sala de aula, mas indica-se que seja entre 23oC e 24oC. Há normativas trabalhistas que estipulam essa temperatura entre 20°C e 24°C, o que pode ajudar a definir a temperatura para beneficiar todos os alunos.

Lembrando que o projeto de instalação de ar-condicionado em salas de aulas deve ser feito por profissionais experientes e seguindo a legislação."  Fonte - climaminas

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS E 
SIGAM NOSSO BLOG!
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!
Minha máscara protege você e a sua me protege!
Faça sua parte USE MÁSCARA! 
#santoantoniousamascara          #vacinaparatodosjá