"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 21 de maio de 2018

O que é "Sexting"

O sexting é a prática de enviar mensagens com conteúdo sexual, sejam elas transmitidas por fotos, textos, vídeos, etc.
Durante o estudo do mau uso da internet, na aula de matemática, com a professora Bernadete, abordando conceito, formas, possíveis consequências, os alunos da turma 91 em grupo elaboraram cartazes, destacando e alertando principalmente os adolescentes, que geralmente agem impulsivamente, o quanto uma postagem ousada pode afetar o seu futuro, pois uma foto uma vez publicada pode ser  compartilhada ou armazenada em um PC, celular ou outro aparelho midiático.
No futuro próximo poderá ser usada sem consentimento, por algum motivo pessoal, ou mesmo sem motivo algum, talvez você possa ser prejudicado, pois atualmente quando o adolescente procura um emprego, para se inserir no mundo do trabalho as empresas pesquisam perfil dos candidatos, e uma postagem inadequada pode interferir na conquista ou não do emprego.
Riscos do sexting
Existem múltiplos riscos potenciais derivados da prática do sexting.
Entre outros, acontece que se algo é feito de modo privado e atinge a esfera pública, o direito a privacidade, a honra e a própria imagem é violado.
Por trás do sexting estão casos de vingança, abuso e chantagem financeira, emocional ou sexual.
Depois de mandar uma foto pelo celular, você não tem mais controle sobre como ela poderá ser usada ou sobre como afetará sua reputação.
Segue o trabalho de elaboração dos cartazes da turma.
Parabéns a turma pela reflexão e pela aprendizagem. 
“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo
de seus próprios pensamentos e de seus atos.
A maneira que você encara a vida é que faz toda a diferença.”
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem.

domingo, 20 de maio de 2018

Homenagem às Mães

Noite de homenagens na EEEM Santo Antônio: mamães, vovós, titias, dindas... O amor é a linguagem que toca o coração! Fica de tudo a voz das crianças cantando:
"Cuida de mim pois no futuro eu
serei aquilo que você me diz,
te querendo exatamente da maneira que me quis,
não esqueça que eu sou seu aprendiz!"
Linda Noite! Parabéns alunos, professores, funcionários e comunidade!
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem.
Obrigado!

sábado, 19 de maio de 2018

Bibliotecas

As biblioteca de nossa escola receberam a doação de livros e de Guias da Saúde da revista IstoÉ.
  • O diário de ANNE FRANK por Anne Frank
  • A vida não se improvida de  Rogério Alencar Ferraz
  • Dom Casmurro de Machado de Assis
  • O Ateneu de Raul Pompéia
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Menopausa e Revisão Hormonal
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Doenças do Coração
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Pressão Arterial
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Cuidados com a pele e sol
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Tireóide
  • Guia da Saúde Familiar IstoÉ - Cuidados com a Mama
À professora Sigrid Wüst, nossa costumeira doadora de livros à Biblioteca Escolar e Biblioteca Comunitária, o nosso muito obrigado.
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem. 
Obrigado!

sexta-feira, 18 de maio de 2018

#MúsicaUmaConstruçãodeGênero (4)

Músicas tocadas diariamente nas rádios comerciais e cantadas por nossos(as) filhos(as).
"A construção de gênero pela música!"
Tema do mês da Mulher – “Todas juntas por nenhum direito a menos”.
Feminicídio e impunidade...
Quanto valem nossas vidas?

Música
"Ajoelha e chora"
Grupo Tradição
Clique aqui, curta, compartilhe, comente sobre o tema da postagem.
Obrigado!

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Aulas de Música

Neste primeiro semestre do ano de 2018 estamos com um trabalho de música junto ao 2º ano do Ensino Médio noturno. Uma atividade de estágio do curso de licenciatura em Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, (UERGS). O estagiário Sinésio Adolfo Fröder está desenvolvendo um trabalho de aulas temáticas sobre instrumentos musicais, onde é construído o estudo desde o funcionamento dos instrumentos até sua experimentação.
Nas três primeiras aulas contaram com o violino, a viola de arco e o violoncelo, ambos, instrumentos de cordas friccionadas.  A observação de diversos repertórios fez com que conhecêssemos as possibilidades das cordas nos amplos segmentos da música, seja na clássica ou erudita até o hip-hop.  Os instrumentos foram manuseados de forma a compreender que qualquer pessoa, com determinação e vontade pode aprender a tocar um instrumento musical.
As aulas ainda trarão como tema os metais, trompete, trombone e tuba. Também terá uma participação das palhetas e dos instrumentos da família das madeiras. Por fim haverá um grande apanhado das diversas possibilidades do universo da música. Nossa escola enriquecendo seu universo do conhecimento.
“Somente quando tu acreditares que é capaz, somente quando crer que pode,
somente quando estiver disposto a se despir de todo o orgulho 
e se dispor a aprender, somente então tocará 
o instrumento musical que quiser.”  SAF

terça-feira, 15 de maio de 2018

Pré-conselhos de Classe

As supervisoras e orientadora educacional estão, já desde o dia 8 de maio, realizando os pré-conselhos de classe com as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A dinâmica utilizada pelo pedagógico é a de organização em círculo e o trabalho tem os seguintes objetivos:
     Avaliar a turma quanto ao respeito mútuo e indisciplina...
        1º Roda de apresentação: Escrever um acróstico sobre a palavra respeito;
        2º Apresentação do objeto da palavra;
        3º Valores e Diretrizes da prática – explicar o porquê da realização do círculo;
        4º Questionamentos:
        - Como a turma demonstra respeito para com colegas e professores?
        - Como a turma demonstra desrespeito para como colegas e professores?
        - Como está o seu comprometimento com os estudos?
        - O que você considera que a turma precisa melhorar, nas questões que envolvem desrespeito?
Abaixo fotos do trabalho nos pré-conselhos.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Português no Ensino Médio Noturno

Na turma 301,  na aula de Português da professora Isolde Villa Brust, durante o estudo do conteúdo Orações Coordenadas, foi oportunizado um jogo que consistia na formação de orações utilizando conjunções. Em grupos, os alunos precisavam escolher uma oração principal, uma conjunção e outra oração para complementar a primeira, de acordo com o sentido da conjunção empregada. Desse modo, o aprendizado acontece de uma forma mais lúdica e criativa.
O que é conjunção coordenativa.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas e, consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.
Abaixo fotos da atividade.

domingo, 13 de maio de 2018

Dia das Mães

Homenagem da direção, professores(as), funcionários(as) e estudantes às mães!
Parabéns às mamães da Escola Santo Antônio! Ser mãe é uma missão, uma responsabilidade, é amar da forma mais completa.
Deus deu essa capacidade às mães que zelam, amam e cuidam de seus filhos com disciplina e orientação; que olham e prestam atenção nas reais necessidades da família; que sabem os papéis bem definidos de filho e mãe, sendo capazes de conduzir e incentivar. Que Deus oriente sempre as mães para que possam ser um exemplo a ser seguido.
Feliz dia das mães!!

sábado, 12 de maio de 2018

Álbum de Fotos - Mostra de Produções sobre Segurança Digital

Lançamos álbum de fotos de nossa participação na Mostra de Produções sobre Segurança Digital no Vale do Taquari/RS, realizada dia 4 de maio,na Praça da Harmonia no município de Relvado/RS em atividade do projeto "Mundo Digital: dialogando pelo uso ético, seguro e responsável" de autoria do Ministério Público Federal no RS e pela ONG SaferNet.
Clique no link abaixo e confira algumas fotos
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem.
Obrigado!

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Os desafios da inclusão na escola regular

A inclusão é um grande desafio para a escola pública regular.
Abaixo destacamos algumas informações, reflexões e textos que tratam do assunto e que talvez possam nos ajudar no dia a dia do trabalho em sala de aula.
"Além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações. Daniela Alonso, psicopedagoga especialista em Educação inclusiva, destaca a importância de que formação inicial e continuada estejam conectadas ao cotidiano escolar."
Fonte - novaescola
Links de artigos que tratam da inclusão, desafios, reflexões, propostas ...
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Turmas

Postagens referente às Turmas dos anos de:

 2012  2013  2014  2015  2016  2017  2018  2019  2020  2021  2022
T. 11 T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11T. 11
T. 12 T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12T. 12
T. 21 T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21T. 21
T. 22 T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22T. 22
T. 31 T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31T. 31
T. 32 T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32T. 32
T. 41 T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41T. 41
T. 42 T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42T. 42
T. 51 T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51T. 51
T. 52 T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52T. 52
T. 61 T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61T. 61
T. 62 T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62T. 62
T. 63 T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63T. 63
T. 71 T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71T. 71
T. 72 T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72T. 72
T. 81 T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81T. 81
T. 82 T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82T. 82
T. 91 T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91T. 91
T. 92 T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92T. 92
T. 101 T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101T. 101
T. 102 T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102T. 102
T. 201 T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201T. 201
T. 202 T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202T. 202
T. 301 T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301T. 301
T. 302 T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302T. 302