"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 25 de março de 2016

Celebração da Páscoa - Organização

Muitas foram as pessoas que se envolveram na organização da celebração da Páscoa realizada na quarta-feira a noite na escola.
A Direção da escola, Pedagógico, turmas do Tempo Integral, Anos Finais e Ensino Médio Politécnico, funcionários(as) professores e professoras se envolveram nos ensaios e na preparação das apresentações.
Tudo tinha que estar bem organizado para receber a todos. E conseguimos! A escola estava em festa e a celebração da Páscoa foi um momento importante de reflexão e congraçamento entre todos que dela participaram.
Na foto ao lado temos algumas das professoras, supervisoras, funcionário e orientadora envolvidas na organização.

Muito obrigado a todos e a todas!
Sup. Andréia, Profª. Carla, Profª, Nívia e Sup. Kóia
Func. Gerson, Profª. Andréa, Ori. Angela e Profª. Rose

quinta-feira, 24 de março de 2016

Celebração de Páscoa

Ontem a noite, com boa participação da comunidade escolar Santo Antônio, ocorreu a celebração de Páscoa na escola.
A programação iniciou com a fala da Diretora Nadir que deu as boas vidas a todos os presentes desejando uma Feliz e Abençoada Páscoa.
Na sequência as professoras Carla e Nívia coordenaram as diferentes apresentações e toda a programação pensada para a celebração. Aconteceram apresentações dos estudantes das turmas do Tempo Integral, do Ensino Médio Politécnico e de pastores das comunidades do bairro.
Ao lado temos uma foto do público que participou da celebração.
Detalharemos mais dados da programação e fotos em outras postagens.
Parabéns a todos pela organização da celebração e um abraço especial aos professores, funcionários, estudantes e famílias que aceitaram o convite e puderam comparecer à escola para celebrar a Páscoa.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Violência contra a Mulher

A questão da violência é tema constante de discussão na escola e em diferentes grupos de nossa sociedade.
A turma 301 do Ensino Médio Politécnico tem discutido o tema da "Violência contra as Mulheres" e produziu alguns cartazes que apresentamos abaixo.
"Não à violência contra as Mulheres".
Parabéns à turma pelo trabalho!

Palestra Motivacional

Ontem, dia 22 de março, ocorreu a palestra para os(as) estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico.

O palestrante Jeferson Ferreira, fundador do Projeto "Eu Sou Um Vencedor", trabalhou com as turmas na Sala de Vídeo da escola por, aproximadamente, uma hora.

Os(as) estudantes receberam bem a palestra e interagiram com o Sr. Jeferson.
A escola agradece a disponibilidade do palestrante o e trabalho realizado com as turmas.

Abaixo uma foto do trabalho realizado com as turmas.

terça-feira, 22 de março de 2016

Turma 22

Na sexta-feira, dia 18 de março, os alunos da turma do 2º ano 2 da professora Ângela Pretto receberam uma visita muito especial  de um coelhinho de verdade. 
Nem precisa dizer que a empolgação foi imediata e que todos queriam tocar no bichinho, que é um dos símbolos da Páscoa. 
Aproveitando a oportunidade a turma observou a forma em que ele se alimenta e ainda pode fazer atividades matemáticas e de língua portuguesa envolvendo o coelho. 
Neste dia também a turma aprendeu um pouco mais sobre os símbolos da Páscoa e os seus significados. Foi uma manhã de muito aprendizado e alegria, com certeza um dia para ser sempre lembrado.

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segunda-feira, 21 de março de 2016

Saúde e Alimentação

As turmas 32, 22 e 21, da Professora Nívia Guerini, no componente curricular "Saúde e alimentação", escola de Tempo Integral, realizaram atividade sobre o cacau.
"O cacau é fruto, matéria prima do chocolate. Da polpa do cacau se faz sucos, geleias e sorvetes. É plantado na sombra, no estado da Bahia, contribui para a preservação da mata Atlântica. É planta de clima quente. O cacaueiro se propaga por sementes."
A professora Nívia, aproveitando a história do cacau e do chocolate, fez o link com a Páscoa.
"Como é bom o chocolate, faz lembrar o coração."
"E se hoje  tenho a melhor parte, é porque Jesus é bom, bom, bom."
Ao lado alguns trabalhos das turmas.
Parabéns à professora e estudantes pelo trabalho!

sábado, 19 de março de 2016

Escola de Tempo Integral - Proposta

O programa visa atender crianças e adolescentes de determinadas regiões do Estado em torno de uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Tempo Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.
A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.
É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade.


Objetivos

  • Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
  • Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
  • Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;
  • Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
  • Orientar, com auxílio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene;
  • Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
  • Desenvolver as habilidades do educando desde o cultivo da terra à eletrônica, levando em consideração sua origem ou procedência, bem como suas tendências e habilidades;
  • Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado e assistência necessária para a realização de suas tarefas;
  • Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, diminuir as desigualdades sociais e, conseqüentemente, reduzir os altos índices de violência;
  • Promover ampliação e humanização do espaço da sala de aula;
  • Adaptar à realidade econômica de cada região com a diversificação de culturas, visando à transformação qualitativa das estruturas produtivas já existentes;

Fonte: Site Seduc