Nas
leituras de final de ano encontramos o texto, publicado no site sociologialiquida,
“A escola serve para manter as
desigualdades sociais”, de Pierre Bourdieu, intelectual que produziu pesquisas sobre política,
educação, cultura, literatura, arte, mídia e linguagem.
“Na
medida em que a criança inicia sua aprendizagem formal, na visão dos autores, é
assimilada por um contexto fortemente pautado pelo caráter de classe, da
estrutura pedagógica até o modo como “elabora” o futuro dos alunos. Logo, os próprios indivíduos
são abastecidos diariamente numa engrenagem comprometida com a ordem do status
quo.”
A leitura
da reportagem e o vídeo chamaram a atenção porque eles, de certa forma, confrontam a
filosofia de nossa escola - “Valorização do ser humano e do meio em que vive em
busca de transformação”.
Estamos, com nossa prática cotidiana na escola, conseguindo transformar a realidade de nossos(as) estudantes ou estamos, como afirma o texto 'mantendo as desigualdades sociais ?
Leitura e
reflexão interessantes para o final de ano.