Refletindo e pesquisando sobre a escola, nos deparamos no site gestaoescolar, em reportagem de Julia Priolli, 01 de Junho de 2008, a matéria com o título "10 erros mais comuns nas festas escolares", com a Tag PRECONCEITO.
Lendo o texto de Julia Priolli a crítica às festas escolares onde ela, no subtítulo da matéria faz um breve histórico do conteúdo do texto - "Aulas perdidas, desrespeito à diversidade cultural e à liberdade religiosa... Saiba como evitar esses e outros equívocos."
"Durante o ano, temos 11 feriados nacionais - na média de um a cada cinco semanas -, um monte de datas para lembrar pessoas (Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, do Índio) e fatos históricos (Descobrimento do Brasil, Proclamação da República). Sem contar os acontecimentos de importância regional. Nada contra eles. O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. "
A reportagem é interessante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário