"Modelo de laboratório de
informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de
informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo,
está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto
das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não
apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de
ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a
tecnologia na escola.
Neste sentido, a
abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens
na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores.
Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer
mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências,
tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos
equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um
laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório
de informática.
O maker é uma nova
abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir
gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte –
portal.educacao
O título da postagem e o texto acima
foram extraídos do site portal.educacao, postagem
publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o
assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a
leitura da reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário