"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 13 de abril de 2019

Programa de Construção da Paz

Quarta-feira última, dia 10 de abril, tivemos o lançamento do "Programa de Construção da Paz" com as turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral de nossa escola.
No Espaço Cipave da escola as turmas, em horários previamente determinados, compareceram e foram recebidas pela supervisão num espaço especialmente preparado, rico em vivências - meia luz, decoração, mensagens, música ambiental com sons da natureza.
Após a supervisora Verani  fez a Hora do Conto utilizando o texto "Um garotinho chamado amor".
As turmas apresentaram o cartaz elaborado 
em sala de aula ´"sua bandeira da Paz", 
cartazes que retornaam às salas onde estão expostos.A música "Paz pela Paz" (na apresentação abaixo) foi utilizada para reflexão com as crianças e para que as turmas firmassem o "Pacto pela Paz" onde cada uma recebeu uma fita branca, colocada como pulseira, como símbolo do pacto pela paz.
O "Programa de Construção da Paz"  é mais um elemento de discussão, de reflexão e de chamamento a todos e a todas da escola, do bairro ... e do mundo para o fortalecimento de pactos pela paz, pactos pela cultura da paz.
Abaixo algumas fotos do lançamento.
Parabéns à escola por mais esta iniciativa!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Kits de Robótica

Na quarta-feira, dia 10 de abril, a diretora Nadir e o professor Günter participaram de solenidade junto à 3ª CRE, onde as  equipes diretivas, junto de seus professores formadores em robótica, de sete escolas da rede estadual de abrangência da 3ª CRE, receberam seu kit robótica Uno.
"Os kits de robótica foram entregues para a formação que será realizada nos dias 24 e 25 de abril, que incluirá técnicas de montagem dos robôs, teste dos sensores, apresentação das funcionalidades do kit, aplicação da tecnologia em pelo menos cinco áreas do conhecimento, programação do equipamento, entre outras atividades. A proposta é dar continuidade ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para tecnologia e que atenda as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)."      Fonte - Blog 3ª CRE
Escolas contempladas com os kit - quatro são de Tempo Integral – EEEF São João Bosco, EEEF Otília Correa de Lima e EEEM Santo Antônio, todas de  Lajeado e a EEEF Nossa Senhora de Assunção, situada no município de Taquari e três possuem Sala de Recursos onde atendem, também, alunos com Altas Habilidades - Colégio Estadual Presidente Castelo Branco de Lajeado, EEEB Vidal de Negreiros, de Estrela  e EEEM Santa Clara, de Santa Clara do Sul.
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!
Hoje contamos com 38 seguidores.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Resgatando valores

Uma das maiores funções da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos pautados em valores sólidos.  
Foi pensando nisso que a turma 11 da professora Lovani, começou a desenvolver um projeto voltado ao resgate de valores, a amizade, ao bom exemplo, evidenciando como é bom ser legal, deixando de dar ênfase apenas ao que é errado.
Para iniciar as atividades se utilizou do livro de Todd Parr, Tudo bem ser diferente (vídeo abaixo) e da canção "O meu coração é uma casinha" (abaixo), quando foi feita a foto ao lado.

Parabéns à professora e turma pela reflexão!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Pelos corredores da Santo Antônio ...

Murais e painéis na escola. 
"A virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados." Voltaire
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

terça-feira, 9 de abril de 2019

Cultura Alemã e as Turmas 41 e 42

As turmas 41 e 42, das professoras Elisara e Vanessa, participaram da Etapa 1 do Circuito Cultural Lajeado, na manhã do dia 1º de abril, conforme convite ao lado. Projeto que tem como um de seus objetivos "resgatar a cultura alemã para as crianças".
Para alegria da criançada o "Cedelinho" veio até a escola para buscar as turmas e levá-las até o "Parque Histórico de Lajeado", para participar do encontro de "Contação de Histórias e Estórias de Lajeado", promoção do Centro de Cultura Alemã de Lajeado.
As turmas se deslocaram com o Cedelinho até a Casa de Cultura no centro da cidade e depois foram ao Parque Histórico onde foram recepcionados pelas professoras Margit Wojahn, Nara Knack e pela responsável pelo projeto professora Vânia Purper Worm, para participarem da contação de Histórias e Estórias do município de Lajeado.
Agradecimento à Prefeitura Municipal de Lajeado e às professoras envolvidas no projeto.
Abaixo podemos acompanhar pelas fotos um pouco da atividade realizada com as turmas.
Parabéns a todos os envolvidos!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Projeto de Reagrupamento do Tempo Integral

Dia 27 de março último tivemos o primeiro momento do "Projeto de Reagrupamento do Tempo Integral".
Foram realizadas Oficinas de: "Artes" com a professora Lovani; "Culinária" com a professora Carine; "Jogos e brincadeiras" com a professora Adriana Mallmann; "Contação de Histórias" com a professora Ingrid; "Fios e Tramas" com a professora Rosane; "Inglês" com a professora Vanessa; "Música" com o professor Moisés; "Emoções" com a professora Adriana; "Artesanato" com a professora Elisara; "Patchwork" com a supervisora Verani; "Jogos Pedagógicos" com a professora Rose; "Cultura Gaúcha" com a vice-diretora Márcia; "Robótica" com o professor Günter e oficina de "Historinhas Bíblicas" com a Diretora Nadir, envolvendo todos os estudantes dos Anos Iniciais em, Tempo Integral no turno da tarde, das 13h30min às 15h15min.
Foram momentos muito ricos de troca de experiências e vivências entre os oficineiros e os estudantes.
Clicando no link abaixo você poderá acompanhar o trabalho das oficinas através de álbum com 132 fotos.
Parabéns aos estudantes e à escola pelo belo trabalho!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 38 seguidores. 

domingo, 7 de abril de 2019

A falta de humildade ...

Imagem de Paulo Freire com a frase:
"A falta de humildade, expressa na arrogância e na falsa superioridade de uma pessoa sobre a outra, de uma raça sobre a outra, de um gênero sobre o outro, de uma classe ou de uma cultura sobre a outra, é uma transgressão da vocação humana do Ser Mais."
Paulo Freire
Fonte - carolcamara41
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sábado, 6 de abril de 2019

... não estou no mundo para simplesmente ...

Imagem com a frase:
"Se, na verdade não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes." Paulo Freire
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Paulo Freire ...

Imagem com a frase:
"Só o poder que renasce da fraqueza dos oprimidos será forte o suficiente para libert-alos."
Paulo Freire
Fonte - atitudedoser

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje já contamos com 39 seguidores. 

Dia Mundial da Água

"O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.
O objetivo era de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.
A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas.
Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem."  Fonte - suapesquisa
A data foi debatida e trabalhada nas turmas da escola, onde a reflexão sobre a preservação foi muito trabalhada.
Abaixo temos o resultado do trabalho de algumas turmas.
Parabéns a todos os envolvidos!  
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quinta-feira, 4 de abril de 2019

A força da alienação ...

Imagem com a frase: 
"A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une." Milton Santos
Fonte - paulo_freire_brasil
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cultura Popular - A origem do chá

"Há varias lendas sobre o surgimento do chá. No entanto, a mais popular provém da China. Por volta de 2.800 a.C., o Imperador Shen Nung fervia água para beber debaixo de uma árvore, quando algumas folhas caíram dentro da vasilha. Sentindo um agradável aroma, o imperador provou do líquido e o achou muito saboroso, além de promover um bem estar. E ele passou a fazer experiências com outros tipos de folhas, passando a escrever diversos documentos sobre a utilização das plantas medicinais.
para continuar lendo clique aqui"
Nossa escola, já desde o ano passado, tem-se esmerado em desenvolver uma horta de chás como um de seus projetos. A horta hoje já é uma realidade e temos plantados, para utilização interna, mudas de - Alcachofra, Alecrim, Aranto, Arruda, Bálsamo Alemão, Boldo do Chile, Boldo, Cana do Brejo, Cavalinha, Cidreira, Cidró, Confrei, Erva de Santa Maria,  Hortelã, Losna,  Malva, Manjericão, Manjerona, Melissa, Penicilina,  Poejo, Salvia, Tanchagem, Tomilho, Vinagrera.
Os chás podem servir para aliviar a azia, indisposição, inflamações, TPM,gases, depressaão, dor de cabeça e uma infinidade de problemas.Com receitas que sobrevivem há gerações, os chás estão presentes na cultura popular brasileira e fazem muito bem à saúde se tomados com disciplina.
No final de 2018 o pedagógico fez uma pesquisa junto às famílias dos(as) estudantes dos Anos Iniciais em Tempo Integral onde perguntou sobre a utilização, por parte da família, de chás para algumas doenças; quais os chás que conhecem e utilizam e por fim, se autorizavam a utilização de chás para seus(as) filhos e filhas na escola.
Dos questionários que retornaram, 84% das famílias utilizam chás costumeiramente, 90% autorizam que seus filhos utilizem chás na escola e conhecem os chás de - Boldo, Camomila, Canela, Capim Limão, Carqueja, Cidreira. Cidró, Endro, Erva Doce, Folha de Laranja, Folha de Limão, Folha de Pitanga, Funcho, Gengibre, Guaco, Hortelã, Marcela, Pariparova, Penicilina, Poejo.
Os chás de nossas hortas estão sendo plantados, cuidados, colhidos e acondicionados para utilização quando conveniente.

"Quem quer a ajuda das ervas medicinais deve usá-las de forma eficaz."
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!