para continuar lendo clique aqui"
Nossa escola, já desde o ano passado, tem-se esmerado em desenvolver uma horta de chás como um de seus projetos. A horta hoje já é uma realidade e temos plantados, para utilização interna, mudas de - Alcachofra, Alecrim, Aranto, Arruda, Bálsamo Alemão, Boldo do Chile, Boldo, Cana do Brejo, Cavalinha, Cidreira, Cidró, Confrei, Erva de Santa Maria, Hortelã, Losna, Malva, Manjericão, Manjerona, Melissa, Penicilina, Poejo, Salvia, Tanchagem, Tomilho, Vinagrera.
Os chás podem servir para aliviar a azia, indisposição, inflamações, TPM,gases, depressaão, dor de cabeça e uma infinidade de problemas.Com receitas que sobrevivem há gerações, os chás estão presentes na cultura popular brasileira e fazem muito bem à saúde se tomados com disciplina.
No final de 2018 o pedagógico fez uma pesquisa junto às famílias dos(as) estudantes dos Anos Iniciais em Tempo Integral onde perguntou sobre a utilização, por parte da família, de chás para algumas doenças; quais os chás que conhecem e utilizam e por fim, se autorizavam a utilização de chás para seus(as) filhos e filhas na escola.
Dos questionários que retornaram, 84% das famílias utilizam chás costumeiramente, 90% autorizam que seus filhos utilizem chás na escola e conhecem os chás de - Boldo, Camomila, Canela, Capim Limão, Carqueja, Cidreira. Cidró, Endro, Erva Doce, Folha de Laranja, Folha de Limão, Folha de Pitanga, Funcho, Gengibre, Guaco, Hortelã, Marcela, Pariparova, Penicilina, Poejo.
Os chás de nossas hortas estão sendo plantados, cuidados, colhidos e acondicionados para utilização quando conveniente.
"Quem quer a ajuda das ervas medicinais deve usá-las de forma eficaz."
Nenhum comentário:
Postar um comentário