Abaixo socializamos a postagem do site lunetas, publicada em 7 de abril de 2017, com o título – “Animação sensível ensina que educar é libertar, e não controlar.”
Sem palavras, mas rico em simbologias, o curta "Uma lição nebulosa" mostra como a linha entre educação e controle é muito sutil.
Ao mostrar a relação entre um avô e seu neto, o curta de animação "A Cloudy Lesson" mostra que educar é libertar, e faz pensar em como os limites entre o controle e a educação são muito sutis.
“A infância é um outro: aquilo que, sempre além de qualquer tentativa de captura, inquieta a segurança de nossos saberes, questiona o poder de nossas práticas e abre um vazio em que se abisma o edifício bem construído de nossas instituições de acolhimento. Pensar a infância como um outro é, justamente, pensar essa inquietação, esse questionamento e esse vazio.”
“O trecho acima faz parte do texto “O enigma da infância“, do educador e filósofo espanhol Jorge Larrosa. Para ele, “educar” é um verbo complexo, e deve ser praticado no sentido não de impor experiências, mas sim no de compartilhar e mostrar presença.
Para o pensamento pedagógico do autor, que é referência mundial nos estudos sobre a infância, é mais importante entender que é a criança é um “outro”, que escapa de nossas tentativas de captura ou compreensão, do que julgar que podemos, enquanto adultos, impor nossos saberes como verdades absolutas. < style="-webkit-font-smoothing: antialiased; background: white; box-sizing: inherit; margin: 0cm; outline: 0px;">O curta de animação “A cloudy lesson”(“Uma lição nebulosa”, em livre tradução), produzido pelo Ringling College of Art + Design, é um retrato desse pensamento. De forma muito singela, o filme traz justamente essa mensagem, e fala de como, enquanto pais, professores e educadores, muitas vezes somos sucumbidos pelo desejo de controlar a criança. Como já disse o escritor Mario Sergio Cortella, “somos pais, e não donos dos filhos”.
Fonte - youtube
EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade! ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação." |
#####################################################################################
Nenhum comentário:
Postar um comentário