"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Guia para uso Responsável da Internet

Aproveitando o assunto da postagem anterior "Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL", lincamos abaixo o "Guia para uso responsável da internet" com valiosas reflexões e tópicos como: A vida digital, Aproveite com moderação, Respeito aos limites, Perigos da internet, Comportamento suspeito, Cyberbullyng, Como agir diante de situações estranhas, Proteção na Internet, Boas maneiras na rede, O que não fazer, Lixo eletrônico, Verdadeiro ou falso, Sites legais para visitar, Conheça os amigos do Edu, Conscientização para o uso responsável da internet e Usando a tecnologia para salvar vidas.
Procure conhecer mais sobre o assunto:
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terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL

Há um falso sentimento de que nas "redes sociais se pode fazer tudo, mas, neste ambiente também de deve obediência às regras básicas de convivência e direito. São numerosas as demandas envolvendo pedidos de indenização em função da inadequada utilização das "redes sociais".
Postagens de conteúdo impróprio, difamatório, calunioso ou inverídico e que causam lesão a direito de terceiros - muitas vezes até com dezenas de curtidas e compartilhamentos, sem nenhuma preocupação com a verdade conduz direito à justa indenização. Publicar fotos ou vídeos sem ouvir a todos envolvidos no processo é passível de responsabilização civil.
Portanto, cuidado com o que for publicar nas redes sociais, podemos ser responsabilizados criminalmente pela publicação de textos, imagens ou vídeos que venham a denegrir ou prejudicar outras pessoas.
Cuidado!
"As chamadas “redes sociais” também transformaram o relacionamento entre as pessoas. Em pouco tempo - nesta sociedade da informação instantânea e das demandas imediatas - cabe ao direito também a árdua tarefa de acompanhar e proteger a sociedade daqueles que a utilizam para causar prejuízo à terceiros, praticar atos de cunho injurioso, difamatório ou calunioso, ou mesmo contra aqueles que promovem a sistemática violação de direitos básicos previstos no Art. 5. da Constituição Federal.
A previsão, incluída no inciso V, garante o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, sendo que o inciso X, da mesma CF/1988, prevê que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”."
Fonte - gazetadopovo

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Filmes em Sala de Aula

É comum, é prazeroso, é educativo ... o uso de filmes como recurso didático. No entanto, isso apresenta alguns desafios que podem ser contornados com uma boa metodologia.
Abaixo, reproduzimos textos com reflexões sobre a utilização de filmes em sala de aula.
O artigo "Como usar filmes em sala de aula" de autoria de Juliana Carvalho, publicado no site educacaopublica nos desafia e nos orienta para a utilização desta ferramenta pedagógica de maneira a conseguirmos bons resultados na aprendizagem de nossos(as) estudantes - "O primeiro passo é a escolha do filme. Devemos selecionar obras que estejam associadas aos conteúdos escolares previstos no planejamento. Aliás, essa escolha deve acontecer no início do ano e ser incluída como parte dos recursos previstos na programação. ...".
Abaixo links de reflexões sobre o assunto:
Boa leitura a todos e a todas!
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domingo, 3 de dezembro de 2017

Programa NFG

Em consonância com todas as atividades realizadas pela CIPAVE na escola, o controle quanto ao acesso e saída do espaço escolar é fundamental para a garantia da segurança de estudantes, professores e funcionários na escola.
Com recursos do Programa Nota Fiscal Gaúcha a escola custeou a instalação de portões eletrônicos com interfones, no portão principal e porta de acesso à escola.
A instalação dos equipamentos ajuda em muito o controle deste fluxo de pessoas que entram e saem da escola.
Participe você também do programa!
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sábado, 2 de dezembro de 2017

Visita guiada à UNIVATES

Professora e turmas que participaram de visita.
Durante a semana os(as) estudantes das turmas 81 e 101 participaram. com a professora Bernadete, de uma visita guiada pela nossa Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. A visita guiada oportunizou aos estudantes da escola conhecerem a biblioteca, onde ficaram encantados  com a acolhida super alegre e dinâmica. Visitaram também a Rádio e a TV UNIVATES, onde foram recebidos por ex-morador do bairro Santo Antônio que destacou - "Todos tem potencial e todos devem ter um olhar além dos muros da escola Santo Antônio. O futuro quem escreve é cada um."Se encantaram com o Museu de Ciências Naturais onde fizeram muitas perguntas. A imagem do Bicho-pau, o minúsculo piolho visto pelo microscópio chamou muito a atenção. No anfiteatro conheceram todos os detalhes, todos os espaços, todas as pessoas que por lá já se apresentaram, inclusive conhecendo o "camarim dos famosos".
A visita, segundo a professora e estudantes, foi inesquecível. A professora agradece aos(às) estudantes das das turma  81 e 101, destacando que devem sempre  aproveitar momentos como estes, pois é  muito importante para a formação  pessoal adquirir cultura, pois cultura é  conhecimento. Fica aqui registrado também o agradecimento à UNIVATES pela acolhida  e muito obrigado  aos alunos por terem aproveitado  o momento, pois além  de rir muito, tiraram muitas fotos, fizeram muitos questionamentos, adquiriram cultura e conhecimento e conheceram lugares fascinantes. 
Voltem à UNIVATES sempre!  
As portas estão  abertas para vocês.  
Ao lado e abaixo fotos da visita guiada à UNIVATES.
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quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Telefone do Sussurro

"Criar um recurso educativo" - assim surgiu o Whisper Phone (Telefone do Sussurro).
 "A professora Lucienne descobriu o Whisper Phone em pesquisas na internet. Usado em escolas americanas, o Whisper era vendido nos Estados Unidos a um valor de 110 dólares cada um, segundo ela. Diante do custo, Lucienne continuou a pesquisar e encontrou uma versão artesanal do instrumento que utilizava tubos de PVC.
O “telefone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Trata-se de um fone que possibilita que o estudante ouça a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados. Segundo a professora, essa individualização possibilita que todos os estudantes participem de uma atividade de leitura oral ao mesmo tempo e que cada um escute somente a si mesmo, sem se incomodar com o colega ao lado. Isso auxilia também na concentração dos alunos."
Fonte - soniaranha
Whisper Phone (Telefone do Sussurro) trata-se de um objeto similar ao telefone que capta a voz do estudante individualmente, amplia o som e o retorno vem somente para quem o estiver utilizando.
Assim, a criança ouve o que está lento, o que facilita o aprendizado e impede que a criança se sinta constrangida de errar na frente dos colegas.
A professora Andréia da turma 11 experimentou e organizou com sua turma o recurso Telefone do Sussuro e aprovou sua utilização nas aulas.
Abaixo e ao lado fotos da turma na atividade utilizando nais esta ferramenta pedagógica utilizada pela educadora visando a alfabetização de sua turma.
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quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 04

Hoje à tarde tivemos o quarto encontro da Oficina de Robótica Educativa junto à turma 101 do Ensino Médio diurno.
No encontro de hoje encerramos o protótipo de carrinho, construído com palitos de picolé e movido pelo efeito "estilingue" de uma borrachinha.
Após iniciamos a construção de nosso terceiro protótipo - propusemos a construção de um protótipo movido com a energia de uma bateria de 9v, conforme foto ao lado. Baterias onde fontes químicas de energia elétrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reação química em energia elétrica.
Estrutura do protótipo montada, é hora de prender uma roldana no eixo de trás do carrinho e prender o motor (retirado de leitor de CD/DVD) e, com uma borrachina, ligar a arruela do eixo de trás ao motor.
A bateria inicialmente seria ligada diretamente ao motor de CD/DVC e o carrinho se deslocaria para frente ou para trás, dependendo das ligações feitas.
Entre a bateria e o motor podemos também colocar um interruptor - liga e desliga ou ainda, como será o trabalho do próximo encontro, fazer uma chave onde o controle nos permitirá fazer o carrinho deslocar para frente ou para trás.
O trabalho está em projeto e procuraremos terminá-lo no encontro do dia 13 de dezembro.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Abaixo disponibilizamos um link para visualização de 39 fotos tiradas no passeio da escola para o Balneário Paraíso, em Venâncio Aires, realizado dia 24 de novembro último.
Dia de muita integração e confraternização entre os(as) estudantes das turmas da manhã, tarde e noite com a direção, funcionários e professores.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 03

Quarta-feira, dia 22 de novembro tivemos o terceiro encontro da Oficina de Robótica Educativa com a turma 101 do Ensino Médio diurno.
Com o apoio e colaboração da professora Elisete Stachovski, Marcia Viegas, Juliana Massmann e dos professores Samuel Martins e Pedro Hauschild, os professores Anildo e Günter desenvolveram com a turma o segundo protótipo, propondo a construção de um carrinho com palitos de picolé que se movesse pelo efeito "estilingue" de uma borrachinha.
"ENEM 2012  QUESTÃO 50

Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.
O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em
1.    A  um dínamo.
2.    B  um freio de automóvel.
3.    C  um motor a combustão.
4.    D  uma usina hidroelétrica.
5.    E  uma atiradeira (estilingue).

Resolução
Ao ser comprimida, a mola armazena energia potencial elástica e, ao voltar ao estado original (não deformado), esta energia é convertida em cinética com o movimento do carrinho. Da mesma forma ocorre na atiradeira (estilingue). Quando suas tiras são esticadas, armazena-se energia potencial elástica e ao ser soltas, a energia também é convertida em cinética e o projétil é lançado."

domingo, 26 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Na sexta-feira os estudantes de todas as turmas e turnos participaram do passeio de integração junto ao Balneário Paraíso em Venâncio Aires.
O dia colaborou com a programação e os(as) estudantes aproveitaram ao máximo o passeio e toda a estrutura do balneário.
Abaixo vídeo do Balneário Paraíso
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sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra

"O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito."
Fonte - todamateria
Aqui na escola a data foi refletida e comemorada pelas diferentes turmas com os diferentes professores.
Abaixo e ao lado alguns trabalhos expostos pelos corredores da escola.