Desde a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1996) o
tema da avaliação está na pauta das reflexões e dos estudos de escolas e
professores e, nesse momento, passado um longo período de distanciamento
social, onde foi necessária a implementação do Ensino Remoto Emergencial, as
medidas pedagógicas de avaliação devem, mais do que nunca, ser discutidas e
repensadas.
Consta em seu Artigo 24, parágrafo V que a verificação do rendimento escolar deverá atender ao critério de: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.
Temos também, na BNCC, clara referência a Avaliação: cabe, às redes e às escolas, na (re)formulação de seus Currículos “construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos”.
Ou seja, no ato de avaliar, o contexto e as condições nas quais se dão o processo de ensino e aprendizagem, devem ser considerados. Portanto, num período atípico como o que estamos vivendo, aplicar os mesmos métodos de avaliação praticados no contexto das aulas presenciais, mostra-se ineficaz. No fechamento do semestre letivo de 2021, é importante refletir não somente sobre o “como”, mas também sobre “o que” avaliar.
Sabemos da necessidade de aprofundar o assunto, mas o calendário nos pede uma avaliação de final de semestre. Atentos a isso organizamos da melhor forma possível nossas avaliações que terão os resultados entregues a pais e alunos no decorrer desta semana.
Consta em seu Artigo 24, parágrafo V que a verificação do rendimento escolar deverá atender ao critério de: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.
Temos também, na BNCC, clara referência a Avaliação: cabe, às redes e às escolas, na (re)formulação de seus Currículos “construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos”.
Ou seja, no ato de avaliar, o contexto e as condições nas quais se dão o processo de ensino e aprendizagem, devem ser considerados. Portanto, num período atípico como o que estamos vivendo, aplicar os mesmos métodos de avaliação praticados no contexto das aulas presenciais, mostra-se ineficaz. No fechamento do semestre letivo de 2021, é importante refletir não somente sobre o “como”, mas também sobre “o que” avaliar.
Sabemos da necessidade de aprofundar o assunto, mas o calendário nos pede uma avaliação de final de semestre. Atentos a isso organizamos da melhor forma possível nossas avaliações que terão os resultados entregues a pais e alunos no decorrer desta semana.
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Faça sua parte USE MÁSCARA!
#santoantoniousamascara #vacinaparatodosjá
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