Nas aulas de química do Ensino Médio a professora Marione tem discutido com as turmas a questão do plástico: seus usos, composição, descarte correto ...
Abaixo a professora detalha um pouco das discussões feitas com os(as) estudantes e do descarte correto de esponjas.
"O que sabemos do plástico que está na composição da esponja de lavar
louças que tanto se usa no cotidiano ou na sua utilização para a fabricação de
preservativos (camisinhas)?
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao
grupo dos
polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e
variadas).
Entre os tipos de plásticos que são divididos em dois grupos de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.
Trataremos sobre os termorrígidos ou termofixos que não derretem quando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rígido.
POLIURETANO ou PU é um polímero (macromolécula formada pela união de substâncias simples) que produz efeitos nocivos no organismo e um plástico de difícil reciclagem.
Entretanto, essas opções de reciclagem ainda não são uma realidade para o poliuretano que, muitas vezes, não é reciclado e vem a causar danos ao meio ambiente e para as pessoas quando descartado incorretamente. Entenda melhor esse tema na matéria: "Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água".
A esponja de lavar louça, usada para manter a limpeza, é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida. O ideal é que você use a mesma esponja por apenas sete dias.
## Reciclagem: o que é e qual a importância
É quase impossível que o poliuretano (PU) não faça parte da sua vida. Ao se deitar para dormir, o PU está presente na espuma do colchão; se o seu trabalho é realizado em um escritório, a cadeira do estofamento também é feita com o material, assim como os assentos de veículos automotivos. Esponja para lavar louças, geladeiras, lycra e até no solado do seu calçado o poliuretano está presente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química.
Outro fato interessante é a utilização de poliuretano para a fabricação de preservativos, que chegam a ser duas vezes mais resistentes que o tradicional (feito de látex), podendo ser mais fino, transparente e levemente maior.
Um exemplo de aplicação deste material é seu uso como cimento ósseo em implantes de próteses e reparador de perdas ósseas.
Esponja de lavar louça é reciclável?
A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o plástico poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente.
Acompanhe o vídeo e apreenda a reciclar.
Fonte - youtube
Descarte corretamente
Não adianta só parar de utilizar a esponja de lavar louça comum, é preciso descartar corretamente. Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa, consulte o mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.
Problemas
O fato de a esponja de lavar louça comum na maioria das vezes não ser reciclada a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Isso porque, mesmo quando descartada corretamente, a esponja de lavar louça comum pode escapar para o meio ambiente por meio do vento e da chuva e causar significativos danos.
DESAFIO: Vamos NÓS todos do Ensino Médio da Escola fazer um PROJETO para dar um destino da maior parte dessas esponjas de lavar louça e que não acabe sendo o lixo comum e poluído nosso Meio Ambiente??
Fontes de pesquisas:
https://www.ecycle.com.br/823-esponja-nao-e-reciclavel
https://www.ecycle.com.br/884-poliuretano.html
Recomendo: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/plastico/."
Curtam, compartilhem, comentem!
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS.
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
EEEM Santo Antônio - 25 anos compromisso com a comunidade Santo Antônio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário