"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 26 de março de 2017

Lideranças

REPRESENTANTE DE TURMA: DESENVOLVENDO A CIDADANIA

 "A participação em uma sociedade democrática como membro responsável exige que se produzam mudanças e renovações na organização da escola." – Juan Deval

A escola é um local privilegiado para despertar o espírito de solidariedade e desenvolver a criatividade. Portanto, cabe a ela conduzir de forma democrática o envolvimento dos seus alunos em ações que promovam a cidadania baseada em valores morais e étnicos, na liberdade de expressão e respeito ao próximo.
Ao perceber que podem contribuir com a escola, expressando opiniões, sugerindo melhoras e efetivamente participando do cotidiano escolar e tomadas de decisão, os representantes de turma e os demais alunos, passarão a se reconhecer no ambiente escolar e a valorizar sua condição de sujeito participativo no processo de construção da aprendizagem.
E é nesse processo de participação, de reconhecimento de papeis e de respeito às diferenças, que surge a solidariedade e a preocupação social que se faz tão necessária no mundo contemporâneo em que a sociedade sofre cada vez mais com as diferenças sociais.
Portanto, cremos que este projeto contribuirá para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos nas diversas ações promovidas pela a escola e garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma escola democrática.
Fonte - escola salesiana

Atribuições dos(as) Líderes de Turma:

  • Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma; 
  • Elaborar um plano de trabalho que contemple as necessidades da turma relativas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, respeitando as legislações vigentes, os trâmites administrativos da escola e contribuindo para a manutenção do clima escolar colaborativo; 
  • Estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo; 
  • Estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo; 
  • Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias; 
  • Participar das reuniões realizadas pelos profissionais da educação da unidade de ensino para as quais seja convocado, divulgando as informações repassadas pelos diversos segmentos da Secretaria da Educação do Estado; 
  • Propor reuniões de interesse da classe; 
  • Estimular a classe a conhecer o Regimento Escolar e refletir sobre as normas estabelecidas para respeitá-las; 
  • Orientar os colegas, encaminhando-os aos setores competentes para elucidar dúvidas. 
  • Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria do rendimento da aprendizagem da classe. 
  • Impulsionar debates sobre questões sociais relacionadas às diversidades, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na UE e na sociedade.

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